Considerando as novas medidas implementadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do Decreto nº 41.849, de 27 de fevereiro de 2021, para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19 (Sars-Cov-2), o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) solicita especial atenção das/os profissionais de Psicologia da região sobre os cuidados a serem adotados no período.
Embora o Decreto do GDF autorize o funcionamento de clínicas e escritórios de profissionais autônomos, bem como de clínicas de saúde, o CRP 01/DF recomenda às/aos profissionais que suspendam temporariamente os atendimentos presenciais como medida de prevenção e de redução dos riscos à saúde coletiva. Sempre que possível, a orientação neste período é dar preferência ao acompanhamento de usuárias e usuários dos serviços por meio de tecnologias da informação e comunicação (TICs), tais como telefone e/ou internet.
Quando o atendimento por esses meios não for possível, por exemplo em situações de crise ou outras nas quais a/o profissional avalie, junto à equipe, que a intervenção presencial é fundamental, devem ser adotados todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, tais como:
1) lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
2) usar antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%;
3) ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com a parte interna do cotovelo, evitando usar as mãos;
4) optar por lenços descartáveis;
5) manter os ambientes ventilados, com janelas abertas;
6) evitar aglomerações;
7) utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o seu local de trabalho;
8) evitar apertos de mão, abraços e beijos, sempre informando às pessoas sobre o motivo de tal mudança de hábitos e costumes;
9) permanecer em domicílio caso apresente sintomas gripais ou pertença aos grupos de risco (pessoas idosas, imunossuprimidas e/ou com comorbidades) e procurar uma unidade de saúde se apresentar dificuldade respiratória.
Lembramos que para atender à distância é necessário realizar o cadastro on-line no Sistema Conselhos de Psicologia, seguindo o disposto na Resolução CFP nº 11/2018 e atualizações do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
No site do CRP 01/DF, profissionais da região podem consultar outras informações e orientações por área de atuação. Acesse
aqui!