Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


INSCRIÇÃO DE PSICÓLOGA/O ESTRANGEIRA/O

INSCRIÇÃO DE PSICÓLOGA/O ESTRANGEIRA/O


Em observância à resolução do CFP nº 05/2020, a inscrição de estrangeiro poderá ser feita de maneira on-line, enquanto durarem as restrições decorrentes da pandemia da Covid-19.

O requerimento de inscrição de estrangeiro deverá ser feito mediante envio de digitalizações, em formato PDF, dos documentos originais a seguir. Destacamos que é fundamental que toda a documentação esteja conforme as orientações dispostas a seguir, evitando a devolutiva e um tempo maior que o esperado para conclusão do processo.

  • Diploma de formação de psicólogo assinado e revalidado por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
  • CPF;
  • RNE (Registro Nacional de Estrangeiros);
  • Duas fotos 3×4 recentes, originais (preferencialmente de fundo branco).
  • Comprovante de endereço (contas de água, luz, telefone ou outros) recente (últimos 90 dias). *Caso não possua nenhum destes comprovantes, a/o requerente deverá preencher uma declaração de residência ou declaração de endereço. (Baixe o modelo em: https://bit.ly/3BYrUpD)
  • Termo de declaração de veracidade das informações prestadas preenchido no cabeçalho e assinado a próprio punho com local e data (Baixe modelo em: https://bit.ly/3QGEJcx).

As digitalizações deverão ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail atendimento@crp-01.org.br (utilize o assunto INSCRIÇÃO ESTRANGEIRO e inclua seus dados de contato - e-mail e telefone - no corpo do e-mail).

Após a inserção dos dados no sistema, a/o profissional receberá os boletos referentes às taxas administrativas e anuidade proporcional com vencimento para o último dia do mês.

O prazo para homologação do processo é de até 45 dias corridos, contados a partir do momento em que o pagamento da primeira parcela do boleto for identificado.

Quando a carteira física estiver disponível, o Setor de Atendimento entrará em contato com a/o profissional por e-mail para que ela/o possa apresentar uma foto 3x4, assinar o documento e retirá-lo na sede do CRP 01/DF, localizado no SRTVN Quadra 701, Ed. Brasília Rádio Center, Ala A, Sala 4024, Asa Norte - Brasília/DF.

Para consulta de valores, acesse: https://www.crp-01.org.br/page_3810/Valores%20de%20anuidade%20e%20taxas

Observações:

  1. Não serão recebidos processos com documentação incompleta;
  2. O documento de identificação apresentado não será aceito em mau estado de conservação, com prazo de validade expirado ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração. Os demais documentos apresentados deverão estar atualizados conforme o documento de identificação;
  3. Se o requerimento de inscrição for realizado por terceiros, deverá apresentar original e cópia do RG ou RNE do procurador, juntamente com procuração expedida em cartório e o reconhecimento de firma.
  4. A Carteira de Identidade Profissional de Psicólogo, após devido processo de aprovação em Plenária, somente será entregue mediante participação em evento para Entrega da Carteira de Identidade Profissional, que acontece na sede do CRP 01/DF, em Brasília-DF;
  5. A Carteira de Identidade Profissional de Psicólogo somente será retirada pela/o psicóloga/o.
  6. Psicólogo estrangeiro com visto temporário não poderá se inscrever no Conselho Regional e estará impedido de exercer a profissão, salvo exceção prevista no artigo 13, V do Estatuto do Estrangeiro (Lei nº 6.815/80);
  7.  Se o psicólogo vier ao Brasil na condição de técnico, por um período superior a 180 dias, sob regime de contrato ou a serviço do governo brasileiro, devidamente comprovado, estará obrigado a inscrever-se no Conselho Regional da jurisdição do seu trabalho, enquanto perdurar o exercício de suas atividades profissionais ou vigência do visto.