
Participe da live “Mulheres Negras Produzindo Reparação e Bem Viver no DF”, uma realização da Comissão Especial de Descentralização de Atividades e da Comissão de Raça, Povos Indígenas e Povos Tradicionais do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF).
- Flora Carolina Matos (CRP 01/19289): Psicóloga e pesquisadora negra, trabalha exclusivamente com questões étnico-raciais e, há cerca de seis anos, criou um projeto denominado "Psiafro®️", em que atua a partir do letramento racial afetivo e das palavras afrorreferenciadas que pesquisa: dando nome, ORIentação e sentido para os sentimentos interpelados por pessoas negras e pretas. Um trabalho crítico, atento e político em combate às violências raciais de todas as esferas.
- Laís de Andrade Santos: estudante de Psicologia na Universidade de Brasília (UnB), integrante do grupo de extensão Saúde Mental e Militância e da comissão de Descentralização do CRP 01/DF. Tem interesse em pesquisa e atuação no campo das Políticas Públicas;
- Daniela Alves Calaça (CRP 01/23826): mulher negra, mãe, cria de Planaltina. Neta de Maria Ferreira dos Santos e Fabiana Ferreira dos Santos. Psicóloga Social, psicanalista, ativista e pesquisadora. Conselheira do 18º Plenário, integrante da Comissão de Ética e coordenadora da Comissão de Raça, Povos Indígenas e Povos Tradicionais do CRP 01/DF. Co-coordenadora e mediadora psicossocial do projeto Entre Nós, Candidatas. Pós-graduanda em Teoria Psicanalítica (Uniceub-DF). Co-coordenadora da ANPSINEP núcleo DF, representante Titular do Comitê Técnico de Saúde Integral da População Negra na Secretaria de Saúde do DF, integrante do Comitê Impulsor do Distrito Federal e Entorno da Marcha Nacional de Mulheres Negras 2025;
- Obirin Odara: doutoranda em Filosofia (UFRJ), atuou como pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia Riverside e é mestre em Políticas Sociais e assistente social (UnB). Idealizadora da plataforma "Não me colonize", desenvolve desde 2020 projetos de letramento anticolonial e racial, atuando como curadora, educadora e comunicadora. Já colaborou com instituições como SESC RJ, Fundação João Pinheiro, Fundação Dom Cabral, Museu do Amanhã, Instituto de Tecnologia e Sociedade, Instituto Francisco Brennand, UNFPA, Festival AfroPunk e Festival WOW, entre outros. Em sua trajetória, integra pesquisa, comunicação e arte como caminhos para o pensamento crítico e a cura coletiva.
- Ingride Aparecida Pereira da Cruz (CRP 01/21295): Psicologia Clínica Afrocentrada, pela Terapia Cognitivo-Comportamental e especialista em Avaliação Psicológica, palestrante, integrante da Comissão de raça e povos indígenas e tradicionais e da Comissão de Ética. Conselheira do 18º Plenário do CRP 01/DF. Pesquisadora em temáticas de raça, cultura, aquilombamento, território, gênero, colonialidade e branquitude.
Evento on-line acessível em Libras
Com certificado de participação
#DescreviParaVocê: imagem colorida conta com parte do conteúdo textual acima, com a marca gráfica do CRP 01/DF e do YouTube e com as fotografias de rosto das pessoas participantes, além de ícones que remetem a tradução de libras, certificação, data e local.