Conselho profissional está atento ao cenário da oferta de serviços psicológicos na região e articula estratégias para qualificação dos atendimentos no SUS
A conselheira presidente do CRP DF, Cynthia Ciarallo, recebeu na sede da autarquia no último dia 17 uma comissão de psicólogas e psicólogos aprovados no concurso realizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) em 2014.
Na ocasião, os profissionais relataram um atraso nas nomeações da pasta, que estaria com dificuldades para conciliar o baixo quantitativo de profissionais com a demanda de serviços na rede pública.
As psicólogas e os psicólogos expuseram preocupação com o atual quadro da oferta de serviços. Segundo eles, estaria havendo um acúmulo de horas extras dos atuais servidores da SES/DF mesmo com diversos profissionais aprovados em concurso aguardando convocação.
Na oportunidade da reunião, Cynthia Ciarallo observou a importância da aproximação dos profissionais com o conselho de classe com vistas à melhoria dos serviços ofertados à população. "Quando você estabelece um diálogo com a sociedade e qualifica a profissão, isso reverbera e retorna para as condições éticas e técnicas de exercício da Psicologia", pontuou.
O CRP DF articula um encontro com o secretário de saúde para tratar desse e de outros assuntos relativos à oferta de serviços psicológicos na rede pública do Distrito Federal. O conselho profissional também trabalha com um levantamento de informações sobre o exercício profissional na pasta, a produção de uma manifestação pública a este respeito, bem como articulacão com outros conselhos profissionais também envolvidos na situação demandada pela comissão, mantendo estratégias locais para qualificação e valorização da Psicologia no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
[gallery ids="1053,1051,1050"]