Conselhos Regionais reforçam a importância de métodos mais participativos na construção de políticas nacionais da Psicologia
Durante toda a última sexta-feira (18), o CRP DF participou do encontro que proporcionou a interação de conselheiras(os) e colaboradoras(es) dos Conselhos Regionais de Psicologia na sede do Conselho Federal, em Brasília. O Seminário Nacional Psicologia na Educação teve como objetivo discutir a participação da Psicologia na Educação, além de estabelecer uma comissão de âmbito nacional responsável por esse tema, visando a melhoria dos serviços psicológicos prestados nesse seguimento.
A reunião foi dividida em dois momentos, um em que o Conselho Federal de Psicologia apresentou o que tem feito em relação ao tema educação e suas propostas - como o lançamento de um site na internet - e um segundo momento em que os CRs falaram de suas iniciativas no campo da educação. "Em resumo esta apresentação buscou mostrar o que já fazem os CRs e solicitar a participação destes para auxiliarem esta comissão do CFP presente, formada há apenas oito meses, com um encontro por mês, além de apresentar o site psinaed e receber as opiniões dos presentes para melhorar a plataforma antes de seu lançamento", comenta a psicóloga colaboradora Teresa Rachael Santos, que representou o CRP DF no encontro.
Durante o debate, os Regionais levantaram desafios políticos e indagações em relação as tomadas de decisão do Federal. Foi questionada, por exemplo, a metodologia adotada pelo CFP, que se constituiu em um trabalho da comissão apenas entre seus componentes, sem o contato com as bases; a decisão do CFP em relação ao corte etário e ausência de consultas aos CRs e outras entidades da psicologia como a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE; a necessidade de se debater tudo que foi apresentado pelo CFP em espaços legítimos do sistema conselhos como APAF e CNP.