Seminário sobre Saúde Mental, Dignidade e Diversidade reuniu profissionais, usuários da rede de saúde mental, pesquisadores e autoridades públicas
A presidente do CRP DF, Cynthia Ciarallo, representou o conselho profissional na última sexta-feira (09) durante o Seminário sobre Saúde Mental, Dignidade e Diversidade, promovido pela Embaixada do Reino Unido em parceria com o projeto UMANITÀ, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB).
Em referência ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no último dia 10 de outubro, a psicóloga falou sobre vulnerabilidade psicossocial, abordando questões relacionadas aos direitos infantojuvenis, relações de gênero e étnico-raciais, política de drogas, medicalização, políticas voltadas à população em situação de rua, garantia de direitos de pessoas LGBT, entre outros assuntos.
"Ainda vivemos uma série de impasses quando pensamos na política de saúde mental, que deveria ser concebida sob a perspectiva da garantia de direitos, mas que infelizmente ainda encontra resistência quanto a isso. Um exemplo disso é a política de drogas que, para boa parte das pessoas, ainda é encarada estritamente sob a perspectiva da segurança. Isso muitas vezes coloca os sujeitos dentro de lógicas mais punitivas e cerceadoras do que na condição de saber que têm o direito à saúde. Precisamos olhar para essa questão coletivamente, pensando nas redes que envolvem os sujeitos e nas condições que provocam aquele adoecimento", observou Cynthia Ciarallo.
Participaram também da Mesa, o encarregado de negócios da Embaixada do Reino Unido, Wasim Mir, a professora da Universidade de Brasília, Ana Magnólia Mendes, e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF). O CRP DF, que contou ainda com a presença da conselheira regional Luiza Pereira e colaboradores da autarquia, teve a oportunidade de convidar para o diálogo, com o apoio da embaixada, representantes de diversas entidades de saúde mental, entre eles:
Jordana Coury Jaber - LASMEC-UNB
Ademário Regis de Britto Neto - Centro de Atendimento Psicossocial - CAPS AD III Samambaia/DISAM/SES-DF
Janisse Carvalho - Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA
Glacy Daiane Calassa - Movimento Pró Saúde Mental do Distrito Federal
Sara Siqueira Carvalho - Movimento Pró Saúde Mental do Distrito Federal
Elias Lima Batista - Ong INVERSO e Núcleo TV Sã
Carolina Guidi Gentil - Comissão de Direitos Humanos do CRP DF
Raimundo Nonato - Conselho de Saúde do Distrito Federal/CSDF
Lis Célia Luiz Arantes - Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos – CDPDDH
Bruno de Souza Moura - Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal - CONEN/DF
[gallery ids="1296,1294"]