Conselheira Márcia Maria da Silva participou do grupo de trabalho "Saúde da População Negra", abordando as contribuições da Psicologia sobre o tema
A conselheira regional Márcia Maria da Silva esteve presente nessa quinta-feira (05) na 4ª edição da Semana de Reflexão sobre Negritude, Gênero e Raça (SERNEGRA) e 2º Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Centro-Oeste (COPENE-CO), realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
Na oportunidade, a psicóloga e pesquisadora apresentou reflexões sobre racismo e saúde mental, abordando também as contribuições do Sistema Conselhos de Psicologia, Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) de Relações Raciais e Subjetividades (ANPSINEP) e entidades ligadas ao estudo das relações raciais.
Dialogando com conceitos de diversos teóricos, a conselheira citou exemplos de como a população negra é retratada na literatura, mídia e outros espaços de construção do imaginário social. "A subordinação da população negra acaba sendo transportada para as relações cotidianas, propiciando uma relação entre brancos e não brancos normativa, pejorativa e violenta", observou.
Márcia também falou do esforço do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) no sentido de promover espaços que possibilitem a qualificação do atendimento psicológico. "Queremos que os profissionais de Psicologia reconheçam a existência do racismo no Brasil e suas implicações sobre os processos subjetivos, dando a devida importância para esse aspecto dentro e fora do consultório", pontuou.
O evento oferece até domingo (08) uma série de oficinas de arte, mesas-redondas, grupos de trabalho, exposições de arte, exibição de filmes, lançamentos de livros, shows musicais, apresentações de dança e espetáculos teatrais. Esta edição presta homenagem a Zumbi dos Palmares.
[gallery ids="1423,1421"]