Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


INFORMES E ESCLARECIMENTOS - APAF/2015

INFORMES E ESCLARECIMENTOS - APAF/2015



Nesse último final de semana o CRP DF participou da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças - APAF e, mais uma vez, pautou para discussão seu cenário financeiro-administrativo em busca de soluções estruturais junto ao Sistema Conselhos de Psicologia.

Como já divulgado, a gestão anterior do CRP DF (2011-2013) realizou concurso público sem dotação orçamentária, comprometendo hoje mais de 90% apenas com folha de pessoal. O Tribunal de Contas da União recebeu a denúncia e já autorizou a atual gestão do CRP DF a instaurar sindicância a este respeito.

Medidas já vêm sendo tomadas e entendemos que o lamentável legado financeiro-administrativo da gestão passada não será saneado com mais aumentos de anuidades, mas sim com a mobilização e participação do sistema conselhos de Psicologia, em especial do Conselho Federal de Psicologia, dada sua posição estratégica de zelar pelos entes do Sistema, respeitando suas autonomias consolidadas no processo eleitoral, no voto.

Assim, na leitura do ponto "plano de apoio ao CRP DF", (acesse aqui o vídeo) a presidenta Cynthia Ciarallo expôs a preocupação com a recorrente ausência do sistema para uma solução de real incidência e indagou o Conselho Federal de Psicologia quanto às medidas de apoio ao CRP/DF em um plano conjunto, destacando que o CRP DF passou - só neste ano - por três auditorias, não sendo notificado de nenhuma prática de desvio de recursos ou outra improbidade administrativa. Por fim solicitou reunião em caráter de urgência do "Grupo de Trabalho Assuntos Financeiros da APAF" para discussão e formulação de soluções para o cenário relatado.

Realizada a reunião do GT no último domingo, o CRP DF insistiu na modalidade Programa de Demissão Voluntária como solução, que foi aprovado por unanimidade pela APAF, desde que seja realizada uma reestruturação administrativa. O processo será acompanhado e apreciado pelo GT e, uma vez finalizado, os recursos virão da "conta divulgação" do Sistema Conselhos de Psicologia, que é gerida pelo CFP.

Por fim, reiteramos que a atual gestão do CRP DF não vem medindo esforços para extinguir a herança que hoje compromete sua saúde financeiro-administrativa. Tem honrado seus compromissos com seu corpo funcional, bem como com a orientação e fiscalização da profissão, a partir de permanente incidência no DF e em diálogo com a categoria e com a sociedade.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>