Na ocasião foram construídas estratégias de mobilização e participação de psicólogas(os) no 9º Congresso Nacional da Psicologia
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal recebeu, na tarde desta sexta-feira (26), psicólogas(os) representantes das áreas psicossociais no sistema jurídico-penal. Além da conselheira presidente, Cynthia Ciarallo, estava presente a conselheira Ingrid Quintão, também diretora do Departamento de Atividades Psicossociais da Defensoria Pública do DF, e representantes do Centro de Observação do Complexo da Papuda - CO; da Secretaria Executiva Psicossocial - SEPS do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; da Secretaria Psicoossocial do TJDFT; da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas - VEMSE, da Vara da Infância e Juventude - VIJ e da Vara de Execução Penal – VEP do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Na reunião, foi acordada uma ação conjunta de mobilização e participação das áreas no 9º CNP, mediante a realização de um Pré-Congresso. "As resoluções e demais posicionamentos ético-políticos do Sistema Conselhos de Psicologia são ancorados nas teses produzidas nesse espaço democrático que é o CNP. Diante das demandas tão peculiares trazidas pela Justiça, é fundamental a participação de psicólogas(os) que estão na ponta na construção de teses que orientem o que queremos para a psicologia brasileira, para a psicologia no DF", ressaltou a conselheira Cynthia Ciarallo, ao expor as etapas, temário e objetivos do 9º CNP.
No processo de construção de estratégias para maior envolvimento no 9º CNP, também surgiram demandas específicas das áreas que serão objeto de novos encontros com cada área que ali se fez presente.
Quem tiver interesse em promover um Evento Preparatório para o 9º CNP, deve agendá-lo para até 31 de março e informar o CRP DF com quinze dias de antecedência (pelo e-mail corepdf@crp-01.org.br), além de observar as normas previstas no regulamento do 9º CNP. Em breve serão divulgados os eventos regionais do 9º CNP.