Na ocasião, foram discutidas propostas para atuação da Psicologia na política de atendimento a mulheres
O papel das relações de poder e da violência de gênero na produção de sofrimento psíquico foi um dos temas abordados pela psicóloga e professora da Universidade de Brasília (UnB), Valeska Zanello, durante a abertura do pré-congresso "Psicologia e política de atendimento a mulheres" nessa segunda-feira (28) na Casa da Mulher Brasileira.
A palestrante citou exemplos da indústria do entretenimento e resgatou referências teóricas de feministas da chamada "Terceira Onda" para expor a naturalização da violência contra as mulheres em diversos contextos e a preocupação com a formação dos profissionais de Psicologia diante de mudanças sociais no Brasil. "Com o ganho de poder da Psicologia nos últimos anos, temos uma responsabilidade ainda maior no que se refere a uma postura crítica em relação às políticas públicas e, especialmente, nas políticas que envolvem relações muitas vezes invisibilizadas, como é o caso do racismo e da violência contra as mulheres", observou.
Após a palestra, as profissionais presentes discutiram propostas e elegeram delegadas para o Congresso Regional da Psicologia (Corep-DF), que será realizado em maio. A conselheira presidente do CRP DF, Cynthia Ciarallo, aproveitou a oportunidade para fazer um convite às psicólogas para o evento que ocorrerá na próxima quinta-feira (31) no conselho profissional e que discutirá racismo e sofrimento psíquico. Também é possível enviar propostas para o Corep-DF pela internet por meio do endereço http://goo.gl/forms/QIfnQul5NK.
[gallery ids="2071,2070,2069,2068,2067,2066,2065,2064,2063,2062"]