Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PRÉ-CONGRESSO DISCUTE O SISTEMA JURÍDICO-PENAL À LUZ DO TEMA DO CNP

PRÉ-CONGRESSO DISCUTE O SISTEMA JURÍDICO-PENAL À LUZ DO TEMA DO CNP












O tema do evento, organizado pelo CRP DF, foi "Psicologia e Justiça: interfaces"

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal realizou nessa quarta-feira (30) mais um Pré-congresso, dessa vez sobre as interfaces da Psicologia e da Justiça. O encontro com psicólogas(os), estudantes e interessadas(os) no campo de atuação jurídico-penal aconteceu no auditório do Conselho e durou o dia inteiro. Ele faz parte da gama de eventos que antecedem o Congresso Regional e Nacional (COREPs e CNP), que definirão as diretrizes da profissão de Psicologia para os próximos três anos.

Na parte da manhã, a conselheira presidente do CRP DF, Cynthia Ciarallo, expôs sobre o CNP, seus objetivos e etapas, além de mediar as discussões a respeito dos fazeres psicológicos no âmbito da justiça.

"O Congresso Nacional da Psicologia é um espaço de potência democrática e tem caráter fundamentalmente político por possibilitar a discussão e construção dos rumos da profissão com a base, ou seja, que lugar a categoria deseja que a profissão ocupe na relação com a sociedade, com o Estado e com ela mesma na garantia de direitos", expôs a conselheira.

No período da tarde, os participantes do pré-congresso se dividiram em três grupos conforme os eixos do 9º CNP e discutiram propostas para avanço dos serviços psicológicos no sistema jurídico-penal, destacando a importância de promover espaços de diálogo para integrar as práticas intersetoriais, articular discussões junto às entidades de Psicologia sobre o currículo acadêmico e elaborar estudos específicos sobre a atuação dos profissionais da área nas diferentes políticas públicas.

A conselheira presidente do CRP DF lembrou ainda do diálogo do conselho profissional com gestores no sentido de aperfeiçoar os serviços ofertados à população, caso do trabalho desenvolvido em cooperação com a direção da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que resultou na criação de cargos para atendimento psicológico nas delegacias especializadas.

Cynthia Ciarallo também aproveitou a oportunidade para convidar os profissionais para outros eventos previstos para a próxima semana no contexto do 9º CNP e reafirmou o esforço do CRP DF para promover encontros temáticos que envolvem o trabalho no sistema jurídico-penal.

[gallery ids="2097,2096,2095,2094,2093,2092,2091,2090,2089"]



<< Ver Anterior Ver Próximo >>