Implementação de políticas públicas em educação, atual situação, ações da Secretaria de Estado e estratégias para a atuação de psicólogas(os) nas escolas foram alguns dos assuntos abordados no encontro
Profissionais ligados à área de educação no Distrito Federal se reuniram, na manhã desta sexta-feira (08), no auditório do Conselho Regional de Psicologia do DF, para a realização de mais um Pré-congresso que antecede o Congresso Regional de Psicologia (COREP/DF) e o Congresso Nacional de Psicologia (CNP). "Psicologia e Educação: conjuntura e desafios para a atuação" foi o tema dos debates que resultaram na escolha de propostas e delegados para as etapas seguintes.
"É preocupante este alto índice de avaliação psicológica que anda acontecendo nas escolas, desconsiderando inclusive o que está escrito na legislação e no nosso código de ética profissional, que estabelecem como os documentos devem ser feitos e apontam que é obrigação da(o) psicóloga(o) ter clareza das relações de poder que são postas, como o poder medicalizador e o poder controlador. Avaliação dos processos educativos deve ser feita levando em conta toda a comunidade escolar", provocou a conselheira presidente do CRP DF, Cynthia Ciarallo, que esteve à frente do evento. Além disso, ela enfatizou a importância de a psicóloga ou o psicólogo usar o número do CRP nos documentos que assinar durante sua atuação, em vez de apenas a matrícula do local em que trabalha, já que aquele é o registro profissional delas(es) perante a sociedade, enquanto esse é o registro interno da entidade, seja ela pública ou privada.
A conselheira vice-presidente, Sueli Vieira, também participou do evento e deixou suas contribuições. O conjunto de propostas deliberadas no Pré-congresso será levado ao COREP/DF nos dias 6 e 7 de maio, pelas(os) delegadas(os) ali eleitas(os).
[gallery columns="4" ids="2185,2184,2183,2182,2181,2180,2179"]