Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP DF DISCUTE PSICOLOGIA ESCOLAR, MEDICALIZAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL

CRP DF DISCUTE PSICOLOGIA ESCOLAR, MEDICALIZAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL














Jornada Acadêmica 2016 da UNIP tem como enfoque a atuação no âmbito da Psicologia Escolar

A conselheira presidente do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, Cynthia Ciarallo, foi convidada a fazer exposição sobre Os Desafios Éticos na Atuação da Psicologia Escolar e a Medicalização, durante a Jornada Acadêmica 2016 de Psicologia Escolar do Centro Universitário UNIP, que ocorreu entre os dias 25 e 26 de abril. Além dela, o evento recebeu, também na manhã desta segunda-feira (25), a professora da Universidade de Brasília Claisy Maria Marinho Araújo, que fez um panorama sobre a atual situação da Psicologia Escolar no DF.

A conselheira Cynthia transitou sobre diversos pontos importantes a respeito do tema, como a legislação conhecida como "Lei da Palmada", elementos morais presentes nas interfaces da Psicologia Escolar, medicalização da vida para além da medicalização nas escolas, estereótipos de obediência e domínio do outro, orientações éticas e políticas para essa atuação, além de esclarecimentos acerca do conselho profissional. Ela finalizou sua fala chamando a atenção dos presentes para a importância da constante atenção da Psicologia com relação ao seu compromisso ético: "O suposto domínio do outro é uma ação de risco. Como psicólogas e psicólogos,  acabamos por ocupar esse lugar, então, a responsabilidade aumenta. Conhecimento gera maior implicação, maior responsabilidade nossa com relação às pessoas que nós atendemos”, explica a psicóloga, “então temos que construir com elas o mundo que nós queremos e não impor um formato, um jeito, uma bandeira de ser/estar no mundo, porque o que gera e o que faz  transformação social nunca foi a adequação, sempre foi o conflito e a contestação".

Após as apresentações, alunos  e professores puderam fazer perguntas e tecer comentários sobre os assuntos abordados. Além das palestras, a Jornada Acadêmica 2016 de Psicologia Escolar da UNIP contou com banners informativos elaborados pelos alunos e ainda apresentações culturais relacionadas à temática.

[gallery columns="4" ids="2244,2245,2246,2247,2248,2249,2250,2251,2252,2253,2254,2255"]



<< Ver Anterior Ver Próximo >>