Evento da UnB ajuda graduandos e recém-graduados em Psicologia a darem o pontapé inicial em suas carreiras
O Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade de Brasília convidou o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal para participar do evento intitulado “Me formei. E agora, José?”, que ocorreu nas duas últimas semanas (de 13 a 20 de abril), no Campus Norte. A conselheira presidente, Cynthia Ciarallo, ministrou a palestra aos estudantes do curso de Psicologia e também a alguns que acabaram de se formar, na qual receberam instruções sobre o que é preciso para começarem a atuar, incluindo informações burocráticas, legais, éticas e políticas da profissão.
Entregar carteiras profissionais, receber denúncias, fiscalizar e orientar são funções do conselho profissional. Contudo, a atual gestão do CRP DF entende que a tarefa deste Conselho vai além, já que, conforme princípio elencado no Código de Ética Profissional do Psicólogo, toda a ação dos profissionais de Psicologia deve ser pautada na promoção e na defesa da Constituição Federal e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “O CRP é uma instância escritorial, burocrática, mas que só pode ser viva se estiver conectada com as demandas da sociedade. Ou seja, o conselho profissional não pode estar a serviço apenas de práticas burocráticas. Ele precisa estar atento às situações por que passam o Distrito Federal, marcando posição política e intervindo na sociedade”, ressalta a conselheira Cynthia.
Segundo a professora e psicóloga Raquel Nunes da Cunha, que é a docente responsável pelo PET UnB, o evento “Me formei. E agora, José?”, que parafraseou o poeta Carlos Drummond de Andrade, teve quatro dias de palestras, com duas em cada um deles.