Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP DF E FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE LANÇAM CICLO DE ESTUDOS NO DISTRITO FEDERAL

CRP DF E FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE LANÇAM CICLO DE ESTUDOS NO DISTRITO FEDERAL






Projeto pretende impulsionar intercâmbio de saberes a partir do tema medicalização

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) e o Núcleo Brasília do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade lançaram nessa quinta-feira (19) o Ciclo de Estudos sobre Medicalização, projeto local que tem o intuito de promover o debate sobre a construção de conceitos e regras de comportamento a partir da apropriação de conhecimentos supostamente técnicos de caráter biológico e atribuição individual.

A abertura da solenidade de lançamento foi feita pela conselheira regional Luiza Pereira, que destacou a importância do tema para a Psicologia. "Há quanto tempo a Psicologia vem reproduzindo discursos patologizantes? Qual a reflexão que estamos fazendo sobre nossas práticas? São perguntas apropriadas sobretudo para o atual cenário do nosso País", provocou, em referência a propostas em tramitação no Congresso Nacional que vão de encontro à lógica antimanicomial e a reforma psiquiátrica.

Na oportunidade, os presentes puderam compartilhar experiências e debater com especialistas sobre o tema medicalização. Analista de Políticas Sociais e membro do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o coordenador-geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Rubens Bias apresentou dados do Ministério da Saúde sobre o uso de psicofármacos no Brasil, ressaltando a profunda ligação do consumo de alguns medicamentos com o período letivo.

Doutoranda em Educação e mestre em Neurociência, a pedagoga Olga Cristina Rocha destacou a quantidade de diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade entre estudantes brasileiros, chamando atenção para a série de fatores sociais e coletivos desconsiderados em parte significativa desses diagnósticos.

O Ciclo de Estudos sobre Medicalização ocorrerá quinzenalmente no Auditório do CRP DF. No dia 02 de junho, quinta-feira, o assunto em debate será "Humilhação Social: Humilhação Política", com base nos estudos de José Moura Gonçalves Filho, do Instituto de Psicologia da USP.

[gallery ids="2548,2546,2545"]



<< Ver Anterior Ver Próximo >>