Debate foi proposto pela Comissão de Seguridade Social e Família
O conselheiro regional Edmar Carrusca participou na última terça-feira (31) de audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social (CSSF) e Família da Câmara dos Deputados, que discutiu a possibilidade de terceirização dos serviços de saúde no Distrito Federal.
Na oportunidade, o conselheiro chamou atenção para o cenário do atendimento em saúde mental na região, expondo preocupação com a proposta de transferir para organizações privadas a gestão do atendimento. "O sucateamento à saúde no DF é o maior dos últimos 30 anos, o que se reflete na saúde mental, que não consegue implementar a política preconizada pela Lei 10.216, que instituiu a Reforma Psiquiátrica", destacou.
O psicólogo aproveitou a presença do presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Helvécio Silva, para cobrar a criação de uma comissão intersetorial para fiscalizar a execução da política de saúde mental. Também integraram a Mesa durante a audiência o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos, e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), que defenderam o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com atenção integral e ressaltaram a importância do controle social na gestão do sistema.
[gallery ids="2635,2638,2637,2636,2645,2644,2642,2641,2640,2639,2643"]