Projeto é uma parceria da CDH do CRP DF com a ONG Vida e Juventude
A quarta edição do Projeto Curta Direitos Humanos, realizada no auditório Marcus Vinicius Oliveira, na sede do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, aconteceu na noite desta terça-feira (21). O tema dos debates deste encontro foi Diversidade Sexual e Laicidade na Garantia de Direitos e o curta-metragem exibido carrega o título “Eu te desafio a me amar”.
Para enriquecer os debates, a organização do evento convidou a orientadora social Ludymilla Santiago, que faz parte da Associação do Núcleo de Apoio e Valorização à Vida de Travestis, Transexuais e Trangêneros do Distrito Federal e Entorno - ANAV’Trans/DF, além da psicóloga Tatiana Lionço, que faz parte do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), além de ser conselheira no CRP DF. Além dela, outra conselheira presente no evento foi a psicóloga Carolina Fernandes, que é a atual presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP DF.
A conselheira Tatiana considera que, em alguns contextos, os conceitos acerca da diversidade sexual parecem autoevidentes, mas não o são. “Estamos num momento importante para o reconhecimento das pessoas na sua autoderminação, no sentido que dão para a própria experiência social”, explica a psicóloga, “convencionou-se discutir diversidade sexual e expressão de gênero por meio de marcos de identidade: transexual, travesti, heterossexual, homossexual e etc. e naturalizaram-se muito essas ferramentas. Eu tenho pensado ultimamente que isso ofusca, de alguma forma, muitas vivências subjetivas e sociais que não são necessariamente enquadradas nessas identidades preestabelecidas”, opina.