CRP DF participa da discussão na Câmara dos Deputados
\r\nA Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (11), audiência pública com o tema “Políticas sociais do Governo Federal que dizem respeito às drogas”, por sugestão da Associação Brasileira Multidisciplinar sobre Drogas – ABRAMD. A conselheira Luiza Pereira acompanhou a discussão em representação ao Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal e ao Conselho de Políticas sobre Drogas (no qual ocupa atualmente a cadeira do CRP DF). A audiência foi presidida pela deputada Érika Kokay, que também é psicóloga, contexto em que foi possível refletir sobre a contribuição da Psicologia nas políticas públicas sobre drogas.
Para a conselheira Luiza, o papel da Psicologia não é necessariamente atuar na abordagem da chamada guerra contra as drogas, mas sim de tratar a problemática da dependência química como um problema de saúde, não de segurança pública: “É preciso investir na política de redução de danos e tentar trazer a esse sujeito a integralidade da saúde, como está escrito nos princípios do SUS [Sistema Único de Saúde], respeitando os direitos humanos, agindo com ética e não isolando e segregando”, enfatiza a psicóloga, “na guerra contra as drogas estamos lutando contra o usuário e não contra as drogas. Já na integralidade da saúde nós estamos lutando contra as drogas e em favor do usuário, do sujeito”.
Os expositores que compuseram a mesa foram: Telmo Ronzani (professor da Universidade Federal de Juiz de Fora), Rubens Adorno (presidente da ABRAMD), Maurício Fiore (Plataforma de Políticas sobre Drogas), Luana Maleiros (Rede Latinoamericana de Pessoas que Usam Drogas – Lanpud) e Ana Ferraz (Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas do Ministério da Justiça).