Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CÂMARA DOS DEPUTADOS CELEBRA O DIA NACIONAL DA(O) PSICÓLOGA(O)

CÂMARA DOS DEPUTADOS CELEBRA O DIA NACIONAL DA(O) PSICÓLOGA(O)


















Casa aproveitou a data para prestar homenagem e cobrar justiça ao psicólogo, defensor de direitos humanos e referência na luta antimanicomial, Marcus Vinicius de Oliveira, morto no início do ano no interior da Bahia em contexto de mediação em conflitos de terra

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) foi convidado pelos gabinetes da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e do deputado Roney Nemer (PP-DF), para compor, na última sexta-feira (26), a programação de sessão solene na Câmara dos Deputados que celebrou o Dia Nacional da(o) Psicóloga(o).

Na oportunidade, foi feita uma homenagem ao psicólogo e militante da luta antimanicomial Marcus Vinicius de Oliveira, assassinado em fevereiro deste ano em contexto de mediação em conflitos de terra na Bahia sob circunstâncias que ainda estão sendo apuradas pela polícia local.

Ao lado das psicólogas Ana Bock, do Instituto Silvia Lane, Carla Biancha Angelucci, da União Latino-Americana de Psicologia (ULAPSI) e Marilene Proença, do  Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), o conselheiro regional Wagner Saltorato fez uma saudação aos profissionais, ressaltando o avanço nas áreas de atuação e a inserção da Psicologia nas diversas políticas públicas. "Nossa inserção não ocorreu no mero acaso. Esse é um avanço histórico cunhado na defesa de direitos e no compromisso ético com aqueles que recebem nossos serviços", pontuou.

Ana Bock lembrou das contribuições do psicólogo Marcus Vinicius nesse aspecto, abordando também o histórico de luta da profissão em seus 54 anos no Brasil. "A Psicologia hoje tem orgulho de comemorar a sua profissão porque hoje sabemos que não estamos voltados somente para projetos de elite, mas para a garantia de direitos de toda a sociedade", destacou.

Ainda na ocasião, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) anunciou que a Câmara dos Deputados irá solicitar à Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia agilidade na apuração da morte de Marcus Vinicius, que já completa 7 meses, além da realização de uma audiência pública sobre o caso na Comissão de Direitos Humanos da Casa.

[gallery ids="3382,3381,3380,3379,3378,3377,3376,3375,3374,3373,3372,3371,3370,3369,3367"]



<< Ver Anterior Ver Próximo >>