Evento foi realizado em parceria entre Comissão Especial de Psicologia e Diversidade Étnico-Racial do CRP 01/DF e a ANPSINEP
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) recebeu na última sexta-feira (28) profissionais e estudantes da área para discutir contribuições e limitações da Psicologia no âmbito das relações étnico-raciais.
Thânisia Cruz, da Subsecretaria de Igualdade Racial do DF e do coletivo Yaa Asantewaa, abordou o olhar de uma cliente negra, ressaltando dificuldades de acesso às Psicoterapias.
A graduanda de Psicologia Uila Gabriela Cardoso, da Diretoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do DF e também membra do coletivo Yaa Asantewaa, tratou das perspectivas da Psicologia africana, destacando a invisibilidade das referências das pessoas negras na profissão. "As outras formas de enxergar o ser devem fazer parte da nossa prática", pontuou.
A psicóloga e membra da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) (ANPSINEP), Márcia Maria da Silva, falou sobre experiências compartilhadas no âmbito da ANPSINEP no Brasil, destacando contribuições da Resolução CFP nº 018/2002 e lacunas na formação profissional para o tema relações étnico-raciais. "Os cursos de Psicologia não discutem relações étnico-raciais embora os profissionais formados ali devam lidar com pessoas e seus sofrimentos psíquicos a partir de seus diferentes lugares", observou.
Marizete Gouveia, coordenadora da Comissão Especial de Psicologia e Diversidade Étnico-Racial do CRP 01/DF e vice-coordenadora do Núcleo DF da ANPSINEP, abordou estudos realizados no campo. "O que essas pesquisas concluem é que diferentes formas de socialização levam a diferentes formas de ser, de sentir e de pensar", ressaltou.
Igo Gabriel Ribeiro, coordenador do Núcleo DF da ANPSINEP, chamou atenção para a necessidade de repensar o saber psicológico no Brasil. "Precisamos pensar sobre descolonização do conhecimento, descolonização das técnicas do nosso exercício profissional, descolonização do nosso saber", defendeu.
O evento foi organizado em parceria da Comissão Especial de Psicologia e Diversidade Étnico-Racial do CRP 01/ DF com a ANPSINEP.
[gallery ids="3859,3858,3857,3856,3855,3854,3853,3852,3851,3850,3849,3848,3847,3846"]