Conselho profissional acompanha com atenção processo de transição de escolas-parque para espaços de educação em tempo integral no DF
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) esteve presente nessa quarta-feira (21) em audiência promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados para discutir decisão do Governo do Distrito Federal (GDF) de converter escolas-parque da região em espaços de educação em tempo integral, sem o debate com a comunidade e reduzindo o número de alunos atendidos.
Na oportunidade, a conselheira presidente e coordenadora da Comissão de Psicologia na Educação do CRP 01/DF, Vanuza Sales, ressaltou o compromisso das comissões especiais e do conselho profissional com a pauta, colocando-os à disposição para contribuir no debate com as autoridades públicas e a população do DF. "Nossos jovens têm dado um exemplo não só no Distrito Federal, mas em todo o país, dizendo que não podemos aceitar que nenhuma decisão sobre nossa educação ou sobre qualquer dos nossos direitos garantidos pela Constituição Federal seja tomada sem a devida discussão com a população", salientou.
Segundo informações da CDHM da Câmara dos Deputados, a argumentação do GDF é que a mudança atenderia a resolução do Ministério da Educação (MEC). Pela previsão da Associação de Arte-Educadores do DF, cerca de 6 mil crianças deixariam de ser atendidas em 2017 com a medida. A Secretaria de Educação do DF não esteve presente na audiência e o representante do MEC observou na ocasião que o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que as ações devem respeitar processo de discussão e pactuação com a comunidade.
[gallery ids="4007,4006,4005,4004,4003"]