Na oportunidade, os membros do CDCA apresentaram críticas e sugestões ao Programa Criança Candanga, a ser lançado no próximo mês pelo GDF, e cobraram estrutura para o funcionamento do Conselho
A conselheira presidente do CRP 01/DF, Vanuza Sales, participou nessa terça-feira (28) de reunião ordinária do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF), realizada na Residência Oficial do GDF, em Águas Claras.
Na pauta do encontro, além da apreciação de projetos para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (FDCA/DF) e da deliberação de assuntos tratados em reuniões anteriores, foram apresentadas as diretrizes do Programa Criança Candanga.
Coordenado pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, o Programa deve ser lançado no dia 6 de abril, e o CDCA deverá deliberar sobre as políticas públicas relacionadas ao tema.
Segundo o GDF, o Criança Candanga funcionará em quatro eixos. Um é voltado para aperfeiçoamento da legislação e outro para garantia de atendimento. O terceiro é para promoção dos direitos dos jovens, e o último para projetos que envolvam participação da sociedade.
Na oportunidade, os membros do CDCA apresentaram algumas críticas e sugestões à proposta e cobraram estrutura para o funcionamento do Conselho. A necessidade de fortalecimento dos serviços de saúde mental para adolescentes foi um dos pontos de convergência entre o CRP 01/DF, Ministério Público do DF e outras entidade presentes. Apesar de ser vinculado à Secretaria de Políticas para Crianças, o CDCA tem autonomia para deliberar sobre as políticas dentro da pasta. O órgão é formado por 30 membros, sendo 15 deles representantes da sociedade civil e 15 do governo.