Comissão Especial de Psicologia na Assistência Social recebe sugestões e acolhe profissionais interessados na temática
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), por meio de sua Comissão Especial de Psicologia na Assistência Social (COMPAS), realizou nessa quinta-feira (30) encontro com profissionais que atuam nessa política no DF.
A abertura do encontro foi feita pela conselheira presidente do CRP 01/DF, Vanuza Sales, que fez uma explanação geral sobre os eixos de atuação do Conselho, bem como sobre o funcionamento das comissões temáticas. "Quem deve construir as referências para a nossa atuação somos nós profissionais que conhecemos a realidade do serviço, e esse é um desafio dessa comissão", destacou.
Para dar subsídios ao debate, foram convidados o psicólogo e coordenador-geral de Gestão Descentralizada e Participação Social do SUAS, André YoSan; a psicóloga e assessora da Diretoria de Serviços Especializados às Famílias e Indivíduos da SEDESTMIDH, Aline Rose Pinho; e a presidente do Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (CEPAS), Daise Lourenço.
André YoSan fez uma apresentação das instâncias e metas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e tratou das especificidades dessa política na região, ressaltando a gestão diferenciada do restante do país. O psicólogo também destacou a importância do controle social ao orçamento, de forma que é ele quem garante a materialização das ações planejadas. "A assistência social deixou de ter o caráter de voluntariado que marcou a década de 1990, por exemplo, passando a assumir um comprometimento do Estado enquanto política pública", pontuou.
Aline Pinho chamou atenção para o papel da psicóloga e do psicólogo na política de assistência social, salientando a relevância do conselho profissional enquanto espaço de construção coletiva de referências de atuação, sobretudo diante dos desafios impostos pelo momento político do país. "De agora em diante acho que precisamos pensar o que podemos fazer, como podemos contribuir enquanto psicólogos para a consolidação e promoção da política de assistência social no DF e no Brasil", defendeu.
Daise Lourenço elencou as dificuldades enfrentadas hoje no Distrito Federal pelas entidades de atendimento da rede conveniada, descrevendo as principais atividades executadas pelas áreas psicossociais e sublinhando a importância da capacitação profissional continuada. "A perspicácia do profissional é fundamental para a qualidade do serviço oferecido", observou.
O conselheiro tesoureiro e coordenador da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP 01/DF, Leovane Gregório, coordenou o debate que se seguiu às falas dos convidados, fazendo uma provocação aos profissionais presentes. "O trabalho sobre a garantia de direitos está na possibilidade de oferecer aos usuários das políticas públicas as condições para saírem da situação de vulnerabilidade. Temos conseguido respostas para isso?", questionou.
Na ocasião também foi feita uma homenagem às psicólogas mulheres presentes e anunciada a agenda da COMPAS, que poderá ser consultada nos canais de comunicação do CRP 01/DF. Os profissionais interessados em participar das discussões podem entrar em contato pelo email crp-01@crp-01.org.br.