Pesquisadoras da Universidade de Brasília apresentaram estudos sobre as práticas oferecidas no Distrito Federal
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), por meio de sua Comissão Especial de Psicologia da Saúde, recebeu nessa quinta-feira (06) profissionais, pesquisadoras(es) e estudantes interessadas(os) em discutir as práticas de psicólogas(os) da saúde na região.
A pesquisadora Eliane Seidl destacou na oportunidade o crescimento da área em todo o Brasil, ressaltando aspectos sociodemográficos, de formação profissional, níveis de atenção e tipos de serviços oferecidos no Distrito Federal que foram investigados no estudo "Perfil e práticas profissionais de psicólogas(os) em serviços de saúde do Distrito Federal: realidades e desafios".
A professora Larissa Polejack, por sua vez, tratou do papel da(o) psicóloga(o) nesses espaços de atuação, apresentando a pesquisa "A atuação de psicólogos nos NASF pelo olhar de vários atores: caminhos e desafios".
Alguns assuntos que receberam destaque dos convidados da mesa redonda foram os desafios do trabalho interdisciplinar, as limitações da formação para o atendimento às demandas sociais e a necessidade de reconhecimento da Psicologia enquanto promotora de saúde dentro de um esforço de prevenção para além do tratamento dos transtornos mentais.
"O profissional que atua em políticas públicas precisa conhecer todas as políticas", sublinhou na ocasião a psicóloga e conselheira regional Cássia Relva, sendo acompanhada pelas pesquisadoras convidadas. "O nosso grande desafio é efetivar o trabalho em rede", observou Larissa Polejack. "E a realidade é que estamos construindo nossas práticas", complementou Eliane Seidl.
A recepção aos convidados foi feita pela conselheira presidente do CRP 01/DF, Vanuza Sales, e pela coordenadora da Comissão Especial de Psicologia da Saúde, Marina Saraiva. A mediação do debate foi feita pelo conselheiro Vitor Barros Rego.