Reunião da CONPAS aconteceu nos dias 8 e 9 de abril
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), representado pela presidente Vanuza Sales, participou no último fim de semana de reunião da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS), criada em 2014 para promover ações ampliadas na área e, sobretudo no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com a participação de representantes dos conselhos regionais.
Na Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) do Sistema Conselhos de Psicologia que aconteceu em dezembro de 2016 foi levantada a proposta de revisão do funcionamento da CONPAS, movimento a ser acompanhado pelos profissionais.
O conselheiro tesoureiro e coordenador da Comissão Especial de Psicologia na Assistência Social do CRP 01/DF, Leovane Gregório, observa que uma das principais ações da CONPAS em seus três anos de funcionamento foi a publicação de um documento de orientação técnica para as(os) psicólogas(os) que atuam na área, e que a revisão do funcionamento da Comissão, que voltou a ser discutida pela atual gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no encontro do último fim de semana, merece atenção dos profissionais.
"Essa revisão pode afetar um trabalho que vem sendo construído ao longo de três anos, podendo, por exemplo, dificultar o acompanhamento de toda uma pauta em discussão no país, como as conferências nacional, estaduais e municipais, ocasiões em que a CONPAS sempre atuou com veemência e que, com esta proposta, deixa de estar assegurada", pontuou.
Conforme o Censo SUAS 2013, realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, 22.882 psicólogos e psicólogas atuam na Política de Assistência Social em todo o Brasil, considerando os serviços em unidades públicas estatais e gestão do SUAS, o que representa o segundo maior segmento dos profissionais de nível superior dessa política pública.
As orientações técnicas produzidas pela CONPAS podem ser acessadas em < http://conpas.cfp.org.br/publicacao/orientacoes-tecnicas/>.