Reunião com grupo de psicólogas da área da educação articula mudanças no texto do PL 76/2011
Na tarde desta quarta-feira (10), a presidente do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, Vanuza Sales, foi até o Senado Federal, acompanhada de professoras da UNB e representante do Fórum sobre Medicalização na Educação e da Sociedade, para subsidiar o debate da relatória do PL 76/2011 de emenda a LDB, que determina a obrigatoriedade da assistência psicológica a educadores e educandos do ensino básico, em tramitação na Comissão de Assistência Social do Senado e cuja relatoria está a cargo da presidente da CAS, Marta Suplicy (PMDB/SP). Na ocasião, a senadora ouviu as profissionais e acatou a sugestão das psicólogas de não atrelar a assistência psicológica das escolas ao Sistema Único de Saúde. Dada a especifidade da atuação do psicologo na politica de Educação.
O que pode parecer uma minúcia é, na realidade, uma mudança significativa nos resultados. O grupo defende que a intenção da Psicologia nas escolas é a atuar preventivamente, no sentido de antecipar diversas ações que não são necessariamente o fim da saúde, como sugere a participação do SUS nesta política pública. A conselheira presidente do CRP 01/DF, Vanuza Sales, explica que a forma de atuação de profissionais de psicologia é diferente na área da saúde e da educação: “É um outro fazer. Um(a) psicólogo(a) na escola possui uma atuação diferenciada. É um trabalho mais institucional, além do acolhimento das demandas, do atendimento das famílias, do suporte aos professores...”, especifica.
Participaram também da reunião o secretário parlamentar Kilton José O. Rocha e as psicólogas Ivina Paiva de Paula, do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade; Cristina Trarbach, técnica do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas; Claisy Marinho, da Universidade de Brasília (UnB) e Maria Cláudia Oliveira, da UnB e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp). O grupo de psicólogas vai escrever uma minuta, que deve auxiliar a CAS nas discussões acerca do PL, além do parecer da relatora.