Comissão Especial LGBT acompanha projetos de lei em tramitação no DF
O coordenador da Comissão Especial LGBT do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), Thiago Magalhães, participou na última terça-feira (08) de audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para discutir a cidadania de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.
O debate foi convocado pelo deputado distrital Raimundo Ribeiro (PPS) e contou com representantes do Poder Executivo local, Conselho Distrital de Direitos Humanos, Defensoria Pública, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), movimentos sociais, Fecomércio e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), entre outros órgãos, associações e entidades locais.
Na ocasião, foram feitos relatos de violência e violação de direitos sofridos por pessoas LGBT no Distrito Federal, e alguns representantes de movimentos sociais fizeram críticas à atuação da CLDF no que se refere à proteção da cidadania dessa parcela da população, lembrando a recente derrubada pela Casa de decreto do Poder Executivo que regulamentava a lei anti-homofobia no DF.
Em sua fala durante a audiência, o coordenador da Comissão LGBT do CRP 01/DF ressaltou a necessidade de abertura dos movimentos sociais e poder público ao diálogo, lembrando casos recentes de LGBTfobia em escolas do Distrito Federal e destacando o esforço e as contribuições dos profissionais de Psicologia no enfrentamento à violência e na promoção da diversidade. "Essa é uma temática extremamente importante e precisamos avançar nesse diálogo", observou Thiago Magalhães.
Os presentes também se comprometeram com a análise de limites e possibilidades de atuação do poder público do Distrito Federal para garantia e promoção de direitos da população LGBT na região.