O reconhecimento é uma conquista importante para a Psicologia e para o CRP 01/DF, que tem o coordenador do projeto como membro da sua diretoria
Na noite desta quinta-feira (26), o projeto é coordenado pelo professor de psicologia e conselheiro secretário do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, Vitor Barros, e pelas psicólogas da Secretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do DF, Tatiana Nardoni, Carolina Brandão, Carolina Yoshii, Joelma Pereira e Danielle Pinto. O projeto ganhou o primeiro lugar do Inova Brasília, prêmio que disputou ao lado de mais 17 finalistas. A premiação aconteceu no Cine Brasília e é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal para reconhecer iniciativas inovadoras desenvolvidas por servidores do governo de Brasília. O projeto Clínica do Trabalho do Servidor na Medida Socioeducativa, contemplado na categoria Valorização do Servidor, consiste em escuta qualificada de trabalhadores das unidades de atendimento do Sistema Socioeducativo do DF como forma de diminuir adoecimento por transtornos mentais no trabalho.
Para Vitor Barros, esta é uma vitória da Psicologia e, sobretudo, da Psicologia Organizacional e do Trabalho, área à qual ele se dedica. “Eu estou comemorando coletivamente, por todos nós que tentamos falar para os empresários: ‘nós temos um trabalho legal e que realmente dá resultados’. Sinto que a conquista desse prêmio demonstrou isso!”, celebra o coordenador, que recebeu o troféu ao lado da equipe do projeto. “É importante para mostrar que a Psicologia tem, sim, como ajudar e tem como solucionar problemas, além de inovar e valorizar pessoas dentro das organizações”, frisa.
A equipe da Clínica do Trabalho do Servidor na Medida Socioeducativa é formada por 21 voluntários entre psicólogos, alunos de psicologia e servidores. Estavam presentes no evento as servidoras da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal Tatiana Nardoni, Carolina Brandão, Carolina Yoshii e Joelma Pereira, da Diretoria de Saúde Mental (DISAM) e Danielle Pinto, coordenadora das Unidades de Atendimento ao Meio Aberto.
Além da categoria Valorização do Servidor, o Inova Brasília também premiou três outras categorias: Atendimento ao Cidadão, Uso Eficiente dos Recursos Públicos e Práticas Transformadoras. Os vencedores receberam, além do troféu, uma quantia em dinheiro, que poderá ser investida no mesmo projeto ou em outro do mesmo cunho.