Evento foi realizado por meio de parceria do CRP 01/DF com a SBPOT
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) recebeu na última quinta-feira (1º) a psicóloga, mestre em Filosofia Política e doutora em Psicologia, Helenides Mendonça, e a assistente social, mestre em Serviço Social e doutoranda em Psicologia, Adelina Moreira, para uma roda de conversa com estudantes de Psicologia, psicólogos e profissionais de outras áreas com o intuito de discutir possíveis contribuições da Psicologia diante das novas configurações de relações trabalho.
“Enquanto trabalhadores que pensam as relações de trabalho, precisamos discutir o que a sociedade está nos colocando, colaborando assim para a construção de políticas públicas na área”, ressaltou na oportunidade a psicóloga Helenides Mendonça. Pesquisadora em saúde no trabalho, ela abordou o cenário de reformas trabalhista e previdenciária no Brasil, expondo preocupação com o contexto de volatilidade, incerteza, complexidade e ambigüidade das relações de trabalho propostas na atualidade.
A assistente social Adelina Moreira, por sua vez, falou dos sofrimentos psíquicos relacionados às constantes mudanças do tempo atual e das relações que vêm se configurando para o futuro, tendo em vista os direitos trabalhistas e possível flexibilização na legislação. “Estamos falando de alienação do trabalho, captura da subjetividade do trabalho, assuntos que certamente renderão ainda muita discussão”, destacou.
No debate que se seguiu às falas das convidadas foram abordados temas como o papel do psicólogo e profissionais liberais nesse novo contexto, possíveis adequações do campo organizacional ao panorama e interface da Psicologia com outras áreas do saber. A roda de conversa foi mediada pelo conselheiro coordenador da Comissão Especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) do CRP 01/DF, Vitor Barros Rego, e contou ainda com a participação do conselheiro tesoureiro do CRP 01/DF, Leovane Gregório, e da também membra da CPOT e vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), Fabiana Queiroga, instituição parceira na realização do evento.
Os temas tratados no evento, além de outros referentes à Psicologia Organizacional e do Trabalho serão abordados no VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), que acontece entre 11 e 14 de julho em Goiânia, Goiás. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas em: http://www.cbpot2018.sbpot.org.br/.