Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


OUVIDORIA: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO E O CRP 01/DF

OUVIDORIA: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO E O CRP 01/DF



No dia do Ouvidor, o Conselho esclarece a função e o funcionamento da sua Ouvidoria

A ouvidoria é o órgão interno do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal responsável por ouvir a população a respeito do trabalho que vem desempenhando. Nela, são recebidos sugestões, elogios, opiniões, reclamações e denúncias em relação aos serviços prestados pela instituição, tais como: atendimento, procedimentos relativos ao pagamento da anuidade, eventos promovidos pelo órgão, correspondências e outras comunicações etc. Não serve, no entanto, para receber denúncias éticas em desfavor de profissionais e empresas, nem tampouco para demandas de orientação e fiscalização que contemplem o Código de Ética Profissional do Psicólogo e a legislação do Sistema Conselhos de Psicologia. Esses tipos de demanda devem ser direcionadas respectivamente à Comissão de Ética e à Comissão de Orientação e Fiscalização. A confusão é comum. Por isso, o órgão de classe resolveu, neste dia 16 de março, Dia do Ouvidor, esclarecer a função da Ouvidoria, além dos protocolos e fluxos de suas atividades.

Atualmente, a ouvidoria do CRP 01/DF funciona por e-mail. As ideias, reivindicações, contestações e críticas (sejam elas positivas ou negativas) devem ser enviadas para o endereço ouvidoria@crp-01.org.br, assim como dúvidas, desde que o assunto de qualquer dessas demandas seja relacionado ao funcionamento e serviço prestado pelo Conselho. No ano de 2017 a Ouvidoria do CRP 01/DF recebeu 105 casos, todos respondidos e encerrados no mesmo ano.

Conforme o Regimento Interno, a Ouvidoria do Conselho é ligada à vice-presidência. Assim, a conselheira Marina Saraiva, vice-presidente do CRP 01/DF, é a atual responsável pelas demandas do órgão e conta com a colaboração do conselheiro Luis Fernando Resende Arantes. Eles são as pessoas que recebem os e-mails e os respondem em aproximadamente 2 dias úteis. O conselheiro Luis Fernando explica que algumas demandas podem demorar mais tempo para serem executadas, mas que, nesses casos, o interessado é avisado dentro do prazo inicial. Além disso, tudo o que chega à ouvidoria é levado a plenário para conhecimento dos demais conselheiros. Dependendo do teor da ocorrência, o assunto é discutido e deliberado.

O Dia do Ouvidor é celebrado em 16 de março por ter sido a data de criação da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, na Paraíba, no ano de 1995. Ele só foi oficializado, no entanto, em maio de 2012, quando a lei número 12.632/2012 foi sancionada.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>