O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) marcou presença na última terça-feira (08) na intervenção urbana da campanha Janeiro Branco na Rodoviária do Plano Piloto.
Na ocasião, o coletivo de profissionais e estudantes de Psicologia abordou frequentadores com a provocação “Como vai a sua saúde mental?”.
A psicóloga Kamila Medina participa da campanha pelo segundo ano consecutivo e destaca a relevância da proposta: “Eu acredito que é muito importante que as pessoas entendam a necessidade de cuidar não só da parte física, que é com o que muitos se comprometem, mas também da saúde mental, algo que é essencial para que todo o corpo possa estar saudável”, observa.
A estudante de Psicologia Angélica Trés da Silva diz que se sensibilizou com o objetivo da campanha e vestiu a camisa da saúde mental: “A proposta de alcançar pessoas que não costumam ter acesso a essas informações foi algo que me chamou a atenção no Janeiro Branco. Nem todos estão atentos à importância de cuidar da mente e das emoções, e hoje em dia os noticiários mostram como isso está cada vez mais relevante”, destaca.
O auxiliar administrativo Daniel Alves ficou curioso com a proposta da campanha: “Na correria do dia a dia a gente nem tem tempo de parar e pensar: “como vai a minha saúde mental?”, brinca.
Durante a intervenção, os participantes distribuíram panfletos com um autoexame para que as pessoas pudessem avaliar seus hábitos e expectativas quanto à saúde emocional. O conselheiro Vitor Barros Rego explica que a ideia do autoexame é fazer algo semelhante à campanha Outubro Rosa: “No Outubro Rosa, a proposta é fazer com que a mulher busque o autoexame do toque para saber se tem algum nódulo na mama e procure um especialista. A ideia do nosso autoexame é que a pessoa responda sobre a frequência das emoções que ela vivencia no cotidiano dela e que ela própria possa fazer a avaliação se está dentro do ideal que ela gostaria”, expõe.
A campanha Janeiro Branco segue com ações pelo Distrito Federal durante todo o mês. No próximo domingo (13), a partir das 9h, o coletivo leva o tema “Saúde mental em família” para o Zoológico de Brasília. Participe!