Foi com estarrecimento que a Comissão Especial de Raça e Povos Tradicionais do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) recebeu notícias dos principais veículos de comunicação mundiais de que dois médicos franceses sugeriram, em um programa de televisão na última semana, o teste de vacinas contra o novo coronavírus em pessoas originárias do continente africano, alegando a falta de alternativas para prevenção e tratamento da Covid-19 na região.
Diante de informações como essa, a Comissão se vê na obrigação de reiterar o compromisso das profissionais e dos profissionais de Psicologia com a defesa dos direitos humanos e a proteção de populações em situação de vulnerabilidade.
Ressalta-se aqui alguns dos princípios fundamentais do Código de Ética da(o) Profissional de Psicologia:
“I - O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II - O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”
O posicionamento ético de psicólogas e psicólogos é dever profissional. Corpos negros não são cobaias. Outras informações sobre o exercício profissional durante a crise sanitária podem ser obtidas no site do CRP 01/DF. Acesse a página eletrônica que reúne orientações sobre a Covid-19 em:
https://www.crp-01.org.br/events/8408.
Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF)
Comissão Especial de Raça e Povos Tradicionais