Como parte das ações da Comissão Especial de Direitos Humanos, Saúde Mental e Políticas Sociais (CDHSMPS) do CRP 01/DF para 2020, o Grupo de Trabalho (GT) POP Rua reuniu-se nessa quinta-feira (30) para discutir os atuais desafios e possíveis estratégias para aprimorar o acolhimento às pessoas em situação de rua durante a crise sanitária.
Foram apresentadas as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, saúde mental e assistência social, bem como à moradia, renda, alimentação e proteção do contágio por Covid-19. Também foi discutida a necessidade de se reafirmar o compromisso da Psicologia no respeito aos direitos das pessoas em situação de rua, principalmente com o apoio para seu protagonismo na construção e monitoramento das políticas públicas, além de fortalecer parcerias institucionais intersetoriais para qualificar processos de educação permanente de profissionais.
Na avaliação da coordenadora da CDHSMPS, Adélia Capistrano, "a primeira reunião foi muito importante para aproximar a Comissão de Direitos Humanos, Saúde Mental e Políticas Sociais das questões da população em situação de rua no DF. Foi bem animador compartilhar os problemas e juntar esforços para enfrentá-los", pontuou.
Além da coordenadora, participaram do encontro a conselheira presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães, a integrante da CDHSMPS, Márcia Caldas, o membro do Movimento Pró Saúde Mental, Thiago Ribeiro e a integrante do Fórum da Rua de Brasília, Urânia Flores.
Para contribuir e obter mais informações sobre os trabalhos da comissões do CRP 01/DF, clique
aqui.