A política da Psicologia no Brasil e no DF foi o tema do debate do canal “Por que será?” da última quarta-feira (12), com a participação da conselheira presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães, e mediação do psicólogo e fundador do canal no YouTube, Gregório De Sordi.
Na conversa, a psicóloga e o psicólogo abordaram o plano de ação do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a saúde mental de profissionais de Psicologia no DF, o cenário político nacional e seus reflexos sobre exercício da Psicologia brasileira, os atuais desafios da reforma psiquiátrica no País e o funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia nesse período.
Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), o psicólogo Gregório de Sordi chamou atenção para a relevância da reflexão política por parte de profissionais da área: “A Psicologia está essencialmente ligada à política, ela nasceu dessa forma e pleiteando seu lugar de existência dessa forma no Brasil, trazendo novas práticas com o tempo, atingindo novos públicos, como o exercício da luta antimanicomial nos últimos anos. Como fazer isso sem pensar em política?”, destacou.
A conselheira presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães, ressaltou o papel dos profissionais nesse contexto: “A unidade da nossa categoria também é uma forte ferramenta de proteção à nossa saúde mental e, mais que isso, uma ferramenta fundamental para o processo de redemocratização do nosso País, que é uma tarefa de todos nós. Parece que tocou à nossa geração retirar o País do período mais sombrio desde a ditadura militar”, alertou a psicóloga, resgatando diferentes violações de direitos recentemente noticiadas pela imprensa no Brasil.
#MêsDasPsicologias #PsicologiasDoDF #Psi58Anos