Neste dia da consciência negra nossa mensagem é de que para mudar a cultura racista e a raiz escravocrata de nossa sociedade é necessário ter consciência todos os dias.
Nos 365 dias do ano é necessário questionar por que não temos mulheres e homens negros em cargos de chefia no setor público e no setor privado, mas temos jovens negros aos montes nas estatísticas de homicídio e de encarceramento em massa.
É imprescindível refletir sobre os motivos que impedem manifestações culturais e religiosas da população negra. Por que corpos e celebrações identificadas com a população negra não podem ocupar os espaços públicos livremente, sendo historicamente vítimas da violência religiosa e da discriminação?
Devemos refletir sobre essas e muitas outras mazelas que a população negra enfrenta e, ao mesmo tempo, cuidar para que possamos romper com a cultura que leva a estes tristes resultados.
É nossa obrigação dar visibilidade e oportunidade a um povo que desde sempre tem sido privado do direito de sonhar.
O primeiro passo para isso é ter consciência todos os dias do ano sobre a necessidade de romper com a cultura do racismo e para isso é necessário ter atitude e coragem para fazer diferente.
Dar oportunidade àqueles e àquelas que sempre foram excluídos e excluídas; respeitar e valorizar suas bandeiras e lutas durante todo o ano. Este é o caminho para que o dia 20 de novembro deixe de ser uma data para lembrarmos do racismo estrutural presente em nossa sociedade e passe a ser uma data na qual possamos fazer um balanço de tudo o que fizemos para superar essa barreira que tanto nos distancia do direito à igualdade.
Dia 20 é dia da morte de Zumbi mas também simboliza a vida, a luta histórica da qual somos herdeiros e herdeiras.
Zumbi é um símbolo da insubmissão de corpos negros, da luta coletiva encarnada no aquilombamento, uma experiência de liberdade onde o Brasil se fez independente antes mesmo da independência.
Zumbi presente!
#DescreviParaVocê: A imagem conta com um fundo cinza e a chamada na cor preta "20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra". Em uma faixa verde, consta a inscrição: "Nota da Comissão Especial de Raça e Povos Tradicionais. Também consta na imagem a marca gráfica do CRP 01/DF.
Assista o vídeo:
(https://www.youtube.com/watch?v=Eg2fCpeVhHY)