| NOTA DE PESAR |
Falecimento do psicólogo João Cláudio Todorov
É com profundo pesar que o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) informa sobre o falecimento do psicólogo João Cláudio Todorov, nesta quarta-feira (7), aos 80 anos de idade, em decorrência de complicações da doença pulmonar obstrutiva crônica.
Professor Emérito, Doutor Honoris Causa (2018) e ex-reitor da UnB, Todorov fez parte do 1° Plenário do CRP 01/DF, sendo eleito conselheiro presidente deste conselho profissional entre 1974 e 1976, e participando ativamente da construção e da história do Sistema Conselhos de Psicologia.
Entre outros feitos, Todorov foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Psicologia e precursor do ensino personalizado de Psicologia na UnB, em companhia de outros professores. Atuou em periódicos científicos e tornou-se referência em análise do comportamento.
Natural de Santo Anastácio (SP), Todorov nasceu no dia 8 de junho de 1941. Em 1962, concluiu o bacharelado em Psicologia na Universidade de São Paulo (USP) e no ano seguinte, a licenciatura. Tornou-se doutor em Psicologia pela Universidade Estadual do Arizona (ASU - Arizona, EUA), no ano de 1969.
O psicólogo foi professor da UnB, onde dirigiu o Instituto de Ciências Biológicas e o Instituto de Ciências Humanas. Também lecionou, no ano de 1977, na Universidade Nacional Autônoma do México, no curso de pós-graduação em Psicologia.
Em 1985, foi decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB. Esteve na administração do Instituto de Psicologia (IP) da UnB, entre 1991 e 1993 e, em 1999, assumiu a direção do Centro de Excelência em Turismo (CET) da UnB, onde ficou até 2001.
Todorov foi reitor da Universidade de Brasília por dois períodos: entre agosto e novembro de 1989 e de novembro de 1993 a novembro de 1997.
Conforme ressaltou a Universidade, em nota oficial, o legado do psicólogo é marcado pela convicção democrática e compromisso com o bem social: no mandato de Todorov à frente da UnB, foi lançado o Programa de Avaliação Seriada (PAS), desenvolvido em conjunto com representantes de escolas locais, governo distrital e representantes de professores.
O CRP 01/DF presta solidariedade a familiares, amigas, amigos e todos que tiveram a oportunidade de conviver e aprender com este importante participante e construtor da Psicologia do Distrito Federal e do Brasil.