Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA E GARANTIA DE DIREITOS: CRP 01/DF PARTICIPA DA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL DE REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL NO CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO DISTRITO FEDERAL (CAS/DF)

PSICOLOGIA E GARANTIA DE DIREITOS: CRP 01/DF PARTICIPA DA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL DE REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL NO CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO DISTRITO FEDERAL (CAS/DF)


Com o processo que define a nova representação no CAS/DF, o conselho profissional conclui seu ciclo de participação no conselho de diretos, que faz o controle social das políticas públicas de assistência social na região.

O Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS/DF) elegeu, na última semana, os 12 representantes titulares da sociedade civil que vão compor o colegiado na gestão de 2021/2024.

Na ocasião, o CRP 01/DF foi representado pelo conselheiro diretor Rafael Gonçalves, que esteve na coordenação dos trabalhos da Comissão Eleitoral e também na Mesa da Assembleia Eleitoral do CAS/DF.

A eleição foi realizada de forma virtual, no cumprimento de medidas preventivas à disseminação da Covid-19. As/os conselheiras/os são representantes das usuárias, dos usuários e de organizações compostas por eles, além de entidades de assistência social e associações que representam trabalhadores desse segmento.

Nosso conselheiro do CRP 01/DF observa que, com a eleição, o conselho profissional conclui seu ciclo de participação no CAS/DF, um conselho de diretos, que faz o controle social das políticas públicas de assistência social no DF, pelo segmento de trabalhadoras/es.

Seguindo o regimento, após realização do segundo mandato, a organização precisa passar um mandato sem estar diretamente na representação: "Para nós, esse é um momento muito valioso do exercício democrático entre organizações da sociedade, usuárias e usuários da assistência social, que exercem o voto e se colocam à disposição para fiscalizar a execução das políticas públicas", avalia o conselheiro.

Durante o mandato em andamento, Rafael Gonçalves compõe a Comissão de Orçamento e Finanças do CAS/DF, dialogando sobre inúmeros temas de relevância a categoria da Psicologia e outras profissões no SUAS, sendo temas conectados com a luta dos direitos humanos, a garantia do acesso aos serviços socioassistenciais, o acompanhamento e fiscalização de entidades que auxiliam o Estado na execução da Política de Assistência Social no DF. Além disso, atua na fiscalização do Estado no cumprimento dos seus deveres constitucionais no que tange ao SUAS, um trabalho perpassado pelo desenvolvido pela Comissão Especial da Psicologia na Assistência Social do CRP 01/DF.

Nessa quinta-feira (19) foi realizada a eleição da diretoria e também estão em trâmite os preparativos para a Conferência Distrital de Assistência Social, programada para outubro.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>