O CRP 01/DF participou de ações no Congresso em defesa da pauta do PL 1214/2019 nesta terça-feira (14), junto com o Conselho Federal de Psicologia e o Sindicato das Psicólogas do Distrito Federal.
Com 31 votos a favor, a pauta foi mantida na Câmara dos Deputados.
O Conselho foi em busca de assinaturas de parlamentares que entendem que a jornada de muitos psicólogos e psicólogas brasileiras é insalubre. As representantes das entidades da Psicologia contaram com apoio de importantes representantes, como Vivi Reis (PSOL/PA) e Rejane Dias (PT/PI), entre outros nomes.
Em meio à audiência, Vivi Reis questionou "quem cuida daquelas que cuidam?" fazendo os demais se sensibilizarem para uma pauta que deve ser pluripartidária.
As/os psicólogas/os ali presentes pontuaram que a jornada de no máximo 30 horas beneficia tanto a categoria profissional quanto a população que é atendida, pois o trabalho psicológico exige atenção, comprometimento e disponibilidade, habilidades que concorrem com o stress da carga de trabalho praticada na maior parte das clínicas psis brasileiras e também alguns órgãos públicos.
Rafael Gonçalves, conselheiro tesoureiro do CRP 01/DF, pontuou ser "fundamental que as instituições da Psicologia atuem na qualificação no exercício da nossa profissão nas políticas públicas. Estamos atentos e atuantes”.