As intensas chuvas que atingem o estado da Bahia nas últimas semanas têm deixado um rastro de tragédias, convocando a sociedade a se mobilizar em torno das famílias desassistidas. Diante de um cenário tão complexo quanto desafiador, ainda são iminentes os riscos de novas chuvas e rompimento de barragens, o que pode ocasionar um aumento expressivo no número de vítimas.
A Psicologia, diante das situações cada vez mais recorrentes de calamidades públicas e de desastres no Brasil, vem buscando espaços para contribuir nas políticas públicas relacionadas ao tema.
Nesse sentido, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) reforçam seu papel de orientar e promover estratégias de atuação que garantam acolhimento às pessoas afetadas por emergências e desastres, bem como orienta a categoria com protocolos de atuação nesses casos.
#DescriçãoDaImagem Card com foto de uma cidade com trecho alagado; logotipo do Sistema Conselhos de Psicologia. Texto do card: Sistema Conselhos de Psicologia se solidariza com a situação da Bahia e destaca papel da categoria frente ao contexto emergencial.