Imagens: Vinícius Borba
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) foi uma das entidades parceiras presentes, na última segunda-feira (28), na Conferência Livre “Saúde mental e a participação de crianças e adolescentes: construindo caminhos para o protagonismo”, realizada no Plenário da CLDF.
Estiveram presentes ainda, na mesa de abertura, representantes do Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal (CRESS 08/DF); Movimento Pró-Saúde Mental DF; Conselho Distrital de Saúde; Comitê Consultivo do CDCA-DF; Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude do DF; Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente - CLDF; e Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial da Câmara dos Deputados. Dentre os participantes, estavam crianças e adolescentes de CAPS infantojuvenil, do Sistema Socioeducativo e atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
A conferência abordou a participação de crianças e adolescentes na construção das políticas públicas de saúde, saúde mental, educação, entre outras, reforçando o lema "nada de nós sem nós".
O presidente da Frente em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, deputado Fábio Félix (Psol), abriu a conferência e relatou que "não se faz política pública, não se constrói nada na cidade, na política de saúde pública, que não tenha a atuação dos sujeitos". O deputado também ressaltou que "faltam CAPS para atender melhor adolescentes do Distrito Federal".
O conselheiro do CRP 01/DF, Rafael Gonçalves, defendeu a participação ampla da sociedade na V Conferência Nacional de Saúde Mental: "É a participação que dá a eficiência das políticas públicas. Quando temos a voz do povo, quando temos crianças e adolescentes falando sobre o que eles e elas precisam de fato, temos políticas que vão garantir direitos e mais amor. Nada sobre nós sem nós foi o lema hoje. Estou muito emocionado e feliz e quando sujeito que constrói o CRP 01/DF estar em mais essa linha de frente", destacou o psicólogo.
Após a abertura houve a apresentação da cantora de rap Kelly Arruda. Foram realizados grupos de trabalho entre os participantes, que compartilharam suas considerações no Plenário da Câmara Distrital.
Reportagem: Nathalia Campelo sob a supervisão da jornalista Mayara Reis
Acesso o vídeo completo da conferência em:
https://youtu.be/0BRmJ0jF0a4