Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL: CONFERÊNCIA LIVRE DE SAÚDE MENTAL DO DF INTEGROU DIFERENTES ATRIZES E ATORES SOCIAIS DA REGIÃO EM FASE PREPARATÓRIA PARA A V CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL

PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL: CONFERÊNCIA LIVRE DE SAÚDE MENTAL DO DF INTEGROU DIFERENTES ATRIZES E ATORES SOCIAIS DA REGIÃO EM FASE PREPARATÓRIA PARA A V CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL


Além do encontro virtual, foram disponibilizados cinco pontos focais com apoio presencial no CAPS Taguatinga, Riacho Fundo, CAPS AD III Candango, CAPS de Santa Maria e Centro POP Central

Apoiando-se em uma das muretas do Setor Comercial Sul (SCS), à espera de seu sagrado café preto da manhã, Seu Josué (nome fictício utilizado para preservação de identidade) brinca com quem chega: “Senta aí, mandei colocar esse banco pra você!” Como bom mineiro, Seu Josué é reservado, mas muito bom de papo. Conta que é natural de Governador Valadares, já andou por esse Brasil todo e tem sete filhos que moram em São Paulo. Depois de sofrer um acidente com um andaime em Goiânia, foi encaminhando pelo médico para tratamento da dependência em álcool e, há três meses, conta com os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a partir do CAPS AD III Candango, localizado na área central de Brasília/DF. 

Outras pessoas vão chegando, estranhando aquela movimentação de gente, fios, aparelho de televisão e computador no meio da rua. “O que vai acontecer aí?”, pergunta um rapaz de mochila e boné. “Vamos transmitir para os usuários a conferência livre de saúde mental”, explica uma profissional do CAPS.

A Conferência Livre de Saúde Mental do DF que a profissional anunciava na última quarta-feira (30) integrou, por meio digital, diferentes pontos do Distrito Federal e fez parte do calendário de eventos relacionados à V Conferência Nacional de Saúde Mental, marcada para ocorrer de 8 a 11 de novembro, em Brasília/DF.

Luta de vários atores e atrizes sociais, as conferências livres consistem em etapas preparatórias para a fase de discussão nas regionais de saúde que culminam na Conferência Distrital, marcada para os dias 8 e 9 de junho.

A terapeuta ocupacional e residente de Saúde Mental, Bárbara Úrsula Medeiros, explica que a realização da V Conferência de Saúde Mental é, ao mesmo tempo, um desafio e uma conquista: “O que a gente tenta fazer, na verdade, é integrar a população, quem chega, quem tem curiosidade, quem não sabe o que está acontecendo, para participar de um momento que eu vejo como de muita importância para a conferência nacional, que não acontece há muito tempo, e levantar demandas para instâncias maiores, dar voz para quem precisar falar, ouvir, principalmente, e proporcionar a participação, ver as perspectivas de cada um, sempre tentando orientar e explicar como a conferência interfere na vida de cada um, sobretudo na vida dos usuários do serviço”, destaca.

Envolvida no processo de viabilização das conferências livres no DF e já anunciando seu interesse em atuar como delegada nas próximas etapas, a cabeleireira e maquiadora Alessandra Bering chama atenção para os avanços trazidos pela Reforma Psiquiátrica no Brasil e a necessidade de ações do poder público para sua efetivação: “Há seis anos, estou abstenha [de substâncias] graças ao CAPS. Tenho sequelas do uso do álcool que foi introduzido na minha vida aos 12 anos de idade, e é uma condição muito difícil de sair sem esse apoio psicossocial que existe aqui, com essas equipes multidisciplinares”, avalia, relembrando como o acesso aos serviços da rede, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possibilitou seu ingresso na universidade, estimula seu tratamento e sua luta pelo acesso a direitos das/os demais. “Essas patologias que nos acometem não têm que desmerecer ou diminuir ninguém. Infelizmente, estamos todos sujeitos, principalmente durante uma pandemia que não acaba nunca como essa que estamos vivendo”, pontua.

É o que se observava nos rostos que acompanhavam a transmissão da conferência na última semana no SCS: história de gente que sobrevive na rua, que tem casa ou que recebe abrigo nos serviços da rede e que também sente saudades da família em outro estado, também batalha para conseguir levar o alimento para casa, seja com serviços de tapeçaria, reciclagem, artes, construção civil.

Além do encontro virtual que integrou o DF, foram disponibilizados cinco pontos focais com apoio presencial no CAPS Taguatinga, Riacho Fundo, CAPS AD III Candango, CAPS de Santa Maria e Centro POP Central. 

Pela manhã, foram realizados os debates a partir de quatro eixos temáticos, sendo eles: 1) cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; 2) gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; 3) política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e 4) impactos da saúde mental na população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Após intervalo, no período vespertino, foi realizada a apresentação do debate dos eixos, com as propostas apresentadas em cada ponto, seguida por apresentações culturais.

Para mais informações e detalhes sobre as próximas etapas, acesse e siga o perfil do Instagram @conferencialivre.smdf22

Fique atenta/o:

Conferências Regionais de Saúde Mental

Participe e apresente suas contribuições para uma saúde mental comunitária, territorializada, antimanicomial e com respeito aos direitos humanos! 

- Região Leste: Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião e Jardins Mangueira 

Dia 01/04/22
Horário: 8h às 18h
Local: Centro de Práticas Sustentáveis Jardim Mangueiral 

Inscrição esgotada

- Região Sul: Gama e Santa Maria 

Dia 08/04/22
Horário: 12h às 18h
Local: Escola Especial de Santa Maria 

Pré-inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8DEZKCR9gR38PHsIVNJBUCwOVm-hX6E2JSCp3d6VAbi6AWQ/viewform

- Região Centro-Sul: Guará, Cidade Estrutural, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Park Way, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA)

Data: 13/04/2022
Horário: 8h às 17h
Local: Clube da Saúde 

Pré-inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9sdhLqT5fWehq2V_O_mX0CCGe7rjlBmIscAUsinBfUhudHA/viewform

- Região Oeste: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia

Data: 19/04/2022
Horário: 8h às 18h
Local: Centro Universitário IESB - Campus Ceilândia 

Pré-inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehFqkw56s_4Lz0DtAQBeBihX8PjpgT0OZZhgh6_Casg7YhXQ/viewform

- Região Sudoeste: Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas e Samambaia

Data: 27/04/2022
Horário: 8h às 18h 
Local: Faculdade Estácio - Taguatinga Sul 

Pré-inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLS6xbXZMD1SO4aQboT17ox6Ir1PbtNAsXQkU47I2_8c-beg/viewform

- Região Central: Asa Sul, Vila Telebrasília, Asa Norte, Vila Planalto, Lago Norte, Lago Sul, Varjão, Cruzeiro, Noroeste, Sudoeste/Octogonal

Data: 29/04/2022
Horário: a confirmar
Local: a confirmar

Link para pré-inscrição a ser disponibilizado em breve

- Região Norte: Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal

Data: 26/04/2022
Horário: a confirmar
Local: a confirmar 

Link para pré-inscrição a ser disponibilizado em breve


Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>