Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA NO SUAS: ETAPA CENTRO-OESTE DA II MOSTRA NACIONAL DESTACA IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO DE USUÁRIAS, USUÁRIOS, TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA GARANTIA DE DIREITOS E ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19

PSICOLOGIA NO SUAS: ETAPA CENTRO-OESTE DA II MOSTRA NACIONAL DESTACA IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO DE USUÁRIAS, USUÁRIOS, TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA GARANTIA DE DIREITOS E ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19


Debates na região foram norteados pelo tema “Direito das crianças e adolescentes em tempo de pandemia”

O Distrito Federal sediou, nos dias 29 e 30 de abril de 2022, a Etapa Centro-Oeste da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS.

Organizado em parceria do CRP 01/DF com a Comissão Nacional de Psicologia no SUAS (CONPAS), Conselho Federal de Psicologia (CFP), CRP 09/GO, CRP 14/MS e CRP 18/MT, o evento foi realizado no Centro Universitário UDF.
 
A abertura contou com momento de confraternização e apresentações musicais dos grupos Dois dois e Brincantantes, seguida por saudações de representantes do Centro Universitário UDF, CFP e Conselhos Regionais de Psicologia do Centro-Oeste, que destacaram a responsabilidade da formação e da capacitação de profissionais de Psicologia para prestação de serviços à população brasileira, efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a garantia de direitos e desafios diante do visível desmonte das políticas públicas no País.
 
"Que essa Mostra seja potência na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e que aponte para quem a Psicologia está sendo feita", defendeu o conselheiro presidente do CRP 18/MT, Gabriel Henrique Pereira.
 
Destacando o tema selecionado pela região, a Mesa "A pandemia e o estado de calamidade social: aumento da violência sexual a crianças/adolescentes e as crianças órfãs da Covid-19” trouxe dados do impacto da pandemia na vida das famílias brasileiras, destacando o aumento da orfandade e da miséria no País, bem como a situação de vulnerabilidade social de 113 mil crianças diante do que os palestrantes chamaram de negligência do Estado na gestão da pandemia.
 
"Nós precisamos retomar a pressão social!" , destacou a palestrante Cláudia Araújo Lima. "Precisamos reorganizar os indicadores sociais pós-Covid, estabelecer novas políticas públicas e qualificar os profissionais para essa nova realidade", apontou.
 
No sábado (30), as atividades iniciaram às 8h30 da manhã, com apresentações de 9 trabalhos selecionados pela comissão organizadora da Mostra. Em seguida, o Fórum de Trabalhadoras(es) "Compromisso social: a importância da organização social das(os) psicólogas(os) na construção e defesa do SUAS, em conjunto com o movimento de trabalhadoras(es) do SUAS e usuárias(os)” discutiu os desafios dos trabalhadores do SUAS e possibilidades de organização coletiva.
 
"Só vamos alcançar direitos e obter melhorias no campo das políticas sociais a partir do enfrentamento", ressaltou a trabalhadora do SUAS e representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 08/DF), Ana Luíza Câmara. "Precisamos unir forças, pois nada nos será dado!", complementou o conselheiro regional de Psicologia do DF e coordenador da Comissão Especial de Psicologia no SUAS do CRP 01/DF, Rafael Gonçalves.
 
As atividades da tarde começaram com a Roda de Conversa “Experiências regionais da prática da Psicologia no SUAS no Centro-Oeste”, que contou com a apresentação de práticas de inclusão digital, vigilância socioassistencial e atuação junto a populações indígenas.
 
O encerramento da Etapa Centro-Oeste ocorreu com a Mesa “Práticas de desinstitucionalização de crianças e adolescentes”, com representantes do CDCA/DF, Serviço de Família Acolhedora, Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes "Nosso Lar", de Sorriso/ MT.
 
Assista aos debates do 1° dia em: https://youtu.be/w0bPO7X0cak
 
Assista às atividades do 2° dia em: https://youtu.be/W9oeEmYXzdA

Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>