Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


13 DE MAIO: ESSA TAL LIBERDADE?

13 DE MAIO: ESSA TAL LIBERDADE?


Leia reflexão proposta pela Comissão Especial de Psicologia, Raça e Povos Tradicionais do CRP 01/DF

A data de 13 de maio traz em si o apagamento da resistência dos povos negros sequestrados ao processo de escravidão praticado pelos portugueses no Brasil.

Esse apagamento segue até hoje, apesar dos registros históricos de revoltas, formação de quilombos e da luta abolicionista desde meados de 1850, quando o tráfico-sequestro de pessoas negras foi abolido de fato. (Sim, a menos de 180 anos atrás!)

Insistir no mito da benevolência da Princesa Isabel envolve apagar os grandes feitos de abolicionistas negros/as como Luís Gama, André Rebouças, Maria Firmina dos Reis e o Dragão do Mar.

O que de fato era possível fazer "com essa tal liberdade" para quem não era considerado sequer humano, não podia frequentar escolas nem tinha direito a possuir terras, a partir do fim "oficial" da escravidão? Os efeitos desse crime contra an dignidade humana perduram e cabe a nós, hoje, combater o racismo e toda forma se discriminação racial!

Saiba mais: http://www.sindjus.com.br/o-apagamento-historico-e-o-racismo-institucional/14772/

http://www.sindjus.com.br/o-apagamento-historico-e-o-racismo-institucional/14772/

https://www.justificando.com/2020/07/15/necromemoria-as-estrategias-politicas-de-apagamento-coletivo-das-memorias-sociais-de-um-povo/

https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/direitos-humanos/racismo-e-naturalizacao-das-desigualdades-uma-perspectiva-historica

#DescreviParaVocê: além do conteúdo textual acima, os cards coloridos apresentam a ilustração de mãos quebrando uma corrente e a marca gráfica do CRP 01/DF.


Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>