É com profundo pesar que o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) informa sobre o falecimento da psicóloga, poeta, mulher negra, colombiana, imigrante e lésbica, Karen Juliete da Luz Brito, aos 23 anos de idade.
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), Karen havia sido recentemente diagnosticada com uma doença autoimune.
Karen era membra da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (Anpsinep). Ainda durante a formação, foi integrante da Comissão Especial de Psicologia e Povos do Cerrado do CRP 23/TO.
Profundamente comprometida com o estudo das relações étnico-raciais, a profissional desenvolveu, durante a graduação, estudo intitulado "Intersecionalidade e consubstancialidades das mulheres negras e trabalhadoras na Psicologia Social", contribuindo para o desenvolvimento intelectual da Psicologia antirracista e feminista.
Karen integrava o Grupo de Estudos em Psicologia Humanista e Social (GEPHS) da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, participando de estudos sobre Psicologia Social, Teoria Histórico Cultural, Movimento de Moradia e Lutas Populares.
Era também pós-graduanda latu sensu em Neuropsicologia pela UNIASSELVI e pós-graduanda latu sensu em Psicologia Hospitalar pela UNIFAVENI.
Karen será sempre lembrada por sua criatividade e ternura de artista. Parte cedo demais essa potência da Psicologia brasileira. O CRP 01/DF presta solidariedade a familiares, amigas, amigues e amigos.
#DescreviParaVocê: a imagem com fundo branco e detalhes em vermelho conta com uma foto em preto e branco da psicóloga, o texto Nota de pesar: falecimento da psicóloga Karen Juliete da Luz Brito, e a marca gráfica do CRP 01/DF.