*Com informações do MPDFT
Representado pela conselheira vice-presidenta, Márcia Maria da Silva, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) reuniu-se, na última sexta-feira (31) com membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e conselhos profissionais para tratar do déficit de profissionais especializados para atuar na rede de saúde, em especial na Atenção Primária e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Os conselhos profissionais apontam que há a necessidade urgente de uma nova convocação de profissionais, sob o risco de agravar a situação de escassez quando terminarem os contratos vigentes, em julho deste ano. Eles estimam que o déficit na região seja de 260 assistentes sociais, 400 psicólogos, 340 terapeutas ocupacionais e 250 fisioterapeutas, além de profissionais efetivos de outras especialidades.
“O grupo enfatizou bastante a necessidade de realização do concurso, considerando que os acordos de contratos temporários estão vencendo e não poderão ser renovados porque já foram renovados dentro do prazo legal previsto”, destaca da conselheira Márcia Maria da Silva.
Após a reunião, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) instaurou uma notícia de fato e requisitou informações à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a respeito de quais providências estão sendo tomadas com relação à contratação de pessoal, tanto temporário quanto efetivo. O prazo para resposta é de 10 dias úteis.
Além da representante do CRP 01/DF, participaram da reunião a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/DF), Karina Figueiredo; o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), Júlio Peles; o diretor da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO), Messias Rodrigues; e o promotor de Justiça, Clayton Germano.
#DescreviParaVocê: além da chamada com retranca, título e subtítulo para a matéria, o card colorido apresenta dois registros fotográficos de participantes da reunião no MPDFT. Na parte inferior, aparecem ícones de curtir, comentar, salvar e compartilhar, além da marca gráfica do CRP 01/DF.