A Psicologia é uma das profissões parceiras na luta pelo cuidado em liberdade e pela garantia de direitos das pessoas em sofrimento psíquico.
A luta antimanicomial é a luta pelo fim de todos os tipos de manicômios e seus dispositivos, perpetuados em práticas e discursos que reiteram o isolamento, a tortura, o confinamento e o extermínio daqueles que desobedecem ou não se encaixam nos padrões estabelecidos.
Neste dia historicamente protagonizado pelos movimentos de luta antimanicomial, o CRP 01/DF ressalta o compromisso da Psicologia com o cuidado comunitário e integral, expresso no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com a promoção de um modelo de atenção com embasamento científico, que se desenvolva nos territórios e que busque a integração da saúde e do bem-estar das famílias, das pessoas e dos corpos em sofrimento, alternativas viáveis e já experimentadas, como mostram as iniciativas e projetos antimanicomiais citados no vídeo pela psicóloga Amanda de Oliveira.
É nesse sentido que reforçamos o apoio à Resolução CNJ nº 487/2023, que institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário (nota de posicionamento disponível em: https://www.crp-01.org.br/notices/9339). Aproveitamos também para trazer referências para a atuação profissional, compartilhando a cartilha lançada este ano pelo Grupo de Trabalho “Direitos das pessoas com sofrimento psíquico encarceradas”, com o tema “Do mito da periculosidade à presunção de sociabilidade: possibilidades e desafios para a desinstitucionalização de pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei no DF” (disponível em: https://www.crp-01.org.br/notices/9326).
#ManicômiosNuncaMais
Saiba mais em: https://bit.ly/3oItB21
#DescreviParaVocê: vídeo legendado e com janela de Libras, no qual psicólogas (os/es) do Distrito Federal abordam contribuições da Psicologia para promoção do cuidado em liberdade.