Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


FORMAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: CDHSMPS REALIZA REUNIÃO ABERTA E AMPLIADA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

FORMAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: CDHSMPS REALIZA REUNIÃO ABERTA E AMPLIADA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA


Participantes foram apresentades às principais pautas acompanhadas pelas comissões e grupos de trabalho do CRP 01/DF

Estudantes de Psicologia de instituições de ensino superior do Distrito Federal participaram, na última segunda-feira (22), da reunião aberta e ampliada da Comissão de Direitos Humanos, Saúde Mental e Políticas Sociais (CDHSMPS) do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF).

No encontro, estudantes tomaram conhecimento das principais pautas dos grupos de trabalho (GTs) da CDHSMPS, como a cartilha “Do mito da periculosidade à presunção de sociabilidade: possibilidades e desafios para a desinstitucionalização de pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei no DF” (acesse em: https://www.crp-01.org.br/notices/9326), o site da Rede DF sem Tortura (acesse em: https://dfsemtortura.org/) e a futura publicação da linha do tempo da saúde mental do DF.

As(os) participantes trataram também dos desafios éticos da formação profissional, destacando a importância da inclusão do curso de Libras durante a graduação para superar barreiras de comunicação da comunidade surda. Abordaram ainda as possibilidades de atuação da Psicologia na garantia do acesso a direitos de populações historicamente mais violadas, como pessoas em situação de rua, em sofrimento mental e encarceradas.

Do Plenário, participaram Tania Inessa de Resende, da CDHSMPS, Márcia Maria da Silva, da Comissão de Raça, Povos Indígenas e Povos Tradicionais, e Marizete Gouveia, da Comissão de Estudantes de Psicologia do CRP 01/DF, além de membras(os) dos grupos de trabalho vinculados à CDHSMPS e trabalhadoras(es) do conselho. A psicóloga do CREPOP do Conselho, Adélia Capistrano, também esteve presente.

Além disso, esteve presente o professor Robenilson Barreto, docente do Centro Universitário Unieuro, que solicitou a visita institucional dos estudantes à CDHSMPS, com a proposta de conhecer a história do Sistemas Conselhos de Psicologia, desde a graduação, a partir do olhar sobre os direitos humanos e do compromisso ético-político da profissão.

Estiveram representados no encontro o GT Direitos das pessoas com sofrimento psíquico encarceradas (antigo GT EAPS), GT de Psicologia Bilíngue e Comunidade Surda, GT População em Situação de Rua do DF (GT Pop Rua), GT de Memórias Vivas da Saúde Mental do DF e GT da Rede DF Sem Tortura. 

Para saber mais sobre as comissões de grupos de trabalho do CRP 01/DF, acesse: 
https://www.crp-01.org.br/page_3791/Comiss%C3%B5es%20e%20GTs

 

 

 

 

 

 



<< Ver Anterior Ver Próximo >>