| HIPNOSE NA PSICOLOGIA DO ESPORTE |
CRP 01/DF realiza minicurso de Introdução à Hipnose e Aplicação em Psicologia do Esporte
Evento ocorreu neste fim de semana, voltado somente para profissionais de Psicologia, já que se trata de uma prática auxiliar da Psicologia que requer cuidados
A Comissão Especial de Psicologia do Esporte e do Exercício do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal promoveu, na manhã de sábado (1º), um minicurso sobre a utilização da técnica de hipnose em práticas psicológicas. O evento ocorreu presencialmente no auditório da autarquia e contou também com transmissão ao vivo pela plataforma zoom. Além disso, o minicurso foi totalmente acessível em Libras.
Para Iuri Sivinski Petry, que ministrou o curso, a hipnose seria uma ferramenta para auxiliar a terapia – e não a terapia em si. Ele iniciou o curso com um panorama histórico da hipnose, enfatizando a intersecção com a Psicologia; em seguida entrou em detalhes da hipnose clássica e da Ericksoniana, passando por pontos como a aceitação popular, a ética envolvida nos processos de hipnose e a regulamentação existente hoje, terminando com a aplicação da ferramenta na Psicologia do Esporte e do Exercício.
“Para contribuir para uma relação mais salutar entre hipnose e Psicologia, é preciso que profissionais da área tomem propriedade desse conhecimento, e é isto que estamos fazendo aqui: um curso voltado para psicólogas(os/es) e estudantes de Psicologia, para se apropriarem desse conteúdo”, provoca o psicólogo Iuri, especialista em Psicologia do Esporte e Neurociências pela PUC-PR. “A gente não tem isso nas faculdades, não há nenhuma matéria sobre hipnose, a gente não vê a história da hipnose de uma forma imparcial na graduação, para além de ideias prontas já batidas. Por isso temos que tomar conhecimento e formar as nossas próprias opiniões”, enfatiza. Iuri trabalha como psicólogo do esporte eletrônico, com experiência também com atletas de futebol, taekwondo, karatê e breakdance, além de possuir mais de 300 horas de formação em hipnose, incluindo certificados internacionais.
O minicurso contou ainda com a participação de Aline Rabelo, que além compor a Comissão Especial de Psicologia do Esporte e do Exercício do CRP 01/DF – assim como Iuri –, é especialista em Gestalt Terapia, em Psicologia do Esporte e do Exercício e trabalha no projeto social Cia de Luta e equipe Astra Fight Team.
Apesar de não ser privativa da Psicologia, a técnica de hipnose não pode ser aplicada livremente, por exigir cuidados que, se não observados, podem acarretar sérios danos ao usuário do serviço psicológico. Assim, a Psicologia recomenda que ela seja exercida por profissionais devidamente qualificadas(os/es) e sob rigorosos critérios éticos.
A regulamentação da hipnose está em construção no Brasil. Confira o que há a respeito até o momento (links clicáveis na matéria do site – link na bio):
- PROCESSO-CONSULTA CFM N° 2.172/97 – PC/CFM/N°42/1999: https://sistemas.cfm.org.br/normas/arquivos/pareceres/BR/1999/42_1999.pdf
- RESOLUCÃO CFP N.° 013/2000: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2000/12/resolucao2000_13.pdf
- RESOLUCÃO CFO-82/2008: https://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLU%C3%87%C3%83O/SEC/2008/82
- RESOLUÇÃO COFFITO N°. 380/2010: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=1437
- RESOLUCÃO COFEN N° 581/2018: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-581-2018_64383.html
#DescreviParaVocê: As imagens coloridas conta com parte do conteúdo textual acima, com a marca gráfica do CRP 01/DF e com ícones de curtir, comentar, compartilhar e salvar e setas que conduzem o fio do carrossel, além de fotografias do evento.