| COMISSÕES E GTS |
CRP 01/DF realiza reunião periódica de Comissões e Grupos de Trabalho
A intenção do encontro é transversalizar pautas e construir ações conjuntas
Na noite desta terça-feira (11), as comissões e os grupos de trabalho do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal se reuniram em um encontro on-line pela plataforma Zoom, onde puderam trocar informações sobre o andamento de suas atividades, além de unirem forças em assuntos de comum interesse. A conselheira presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães, conduziu os trabalhos, nos quais cada representante presente pôde falar sobre as ações em andamento, os planos em construção e também quais das propostas do Caderno de Deliberações do 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) estão em foco em relação às temáticas de cada comissão ou GT.
A proposta 112 do XI CNP, por exemplo, fala sobre “fortalecer as iniciativas de identificação e enfrentamento do racismo estrutural e institucional, promovendo e garantindo a psicologia antirracista como compromisso social da Psicologia e potencializando práticas e saberes que interseccionem classe, raça etnia, deficiências, gênero e orientações sexuais”. Trata-se de uma proposta que perpassa interesses de algumas comissões temáticas diferentes, como a Comissão de Raça, Povos Indígenas e Povos Tradicionais – representada na reunião pelo conselheiro Luciano de Sá Barbosa, que trouxe a proposta, e pela coordenadora Márcia Maria da Silva –, a Comissão Especial de Descentralização de Atividades – representada pela conselheira Isadora Cristine Dourado Araújo – e a Comissão Especial LGBTQIA+. A partir disso, as três comissões se articulam para construir ações conjuntas em consonância ao que foi definido pela categoria no âmbito do CNP para o atual triênio.
Uma delas, já em andamento, é uma jornada sobre assédio que deve ocorrer no mês de agosto e que contará com mesas temáticas sobre racismo, desigualdade de gênero, LGBTfobia e capacitismo no trabalho da Psicologia. Assim, a Comissão Especial de Psicologia na Saúde, que está produzindo o evento, convidou as respectivas comissões e GTs para que possam mediar as referidas mesas.
Embora todas as comissões, permanentes e especiais, e todos os grupos de trabalho ativos tenham sido convidados a participar do encontro, alguns desses coletivos estiveram sem representação. Essa é uma dificuldade enfrentada atualmente por algumas das comissões e GTs, que estão em fase de recomposição e, assim, convidam a categoria de psicólogas(os/es) a participar de seus trabalhos.
“A atuação da categoria em comissões e os GTs do CRP 01/DF são oportunidades importantes para se aproximarem de pautas que perpassam a Psicologia”, diz Adélia Capistrano, uma das coordenadoras da Comissão de Direitos Humanos, Saúde Mental e Políticas Sociais, “as(os) psicólogas(os/es) podem contribuir a partir das experiências e inquietações profissionais com as ações do Conselho em interface com outras instituições de garantia de direitos”, convida a psicóloga. Para participar de uma comissão ou GT, além da identificação com a temática, é preciso enviar um e-mail para o coletivo de interesse, solicitando a associação, que pode ser contemplada ou não, de acordo com os critérios de cada grupo.
#DescreviParaVocê: A imagem colorida conta com parte do conteúdo textual acima, com a marca gráfica do CRP 01/DF, com ícones de curtir, comentar, compartilhar e salvar, além do print da tela da reunião, na qual se vê algumas(uns) das(os) participantes, identificadas(os) com seus respectivos nomes.