Inscreva-se para receber comunicações pelo WhatsApp
Inscreva-se para receber comunicações pelo WhatsApp
Não se esqueça de adicionar o número do CRP 01/DF (61 9 8625-5720) em sua agenda telefônica para receber corretamente as mensagens via lista de transmissão do WhatsApp.
Bem-Vinda(o)!
O CRP 01/DF está de cara nova!
Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima
MÊS DA PSICOLOGIA: PSICOLOGIA E A RETOMADA DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
MÊS DA PSICOLOGIA: PSICOLOGIA E A RETOMADA DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
Saiba mais
25/08/2023 08h46
- Atualizado em aproximadamente 1 ano
Neste mês de agosto, a regulamentação da profissão de psicóloga(o/e) no Brasil completa 61 anos.
No período, a Psicologia acompanhou a história do País e vem seguindo em um movimento de luta ao lado da população brasileira pela garantia de direitos, acesso universal e de qualidade aos serviços de saúde e promoção da dignidade humana, tendo como pauta central a luta antimanicomial.
À mesa de grandes debates nacionais, inserida em diversos conselhos de controle social, articulada a diversos movimentos sociais e participante de um miríade de políticas públicas, a Psicologia é um personagem fundamental na defesa da superação da realidade colonial e patriarcal do nosso País. Onde há profissionais da Psicologia, há enfrentamento à violência, à discriminação e à exploração.
O Brasil é o maior País do mundo em número de profissionais da Psicologia, chegando quase a meio milhão de profissionais inscritas no nosso Sistema Conselhos. Por isso, cabe à sociedade brasileira o reconhecimento de seu papel social e a defesa de suas lutas, como a inserção obrigatória da Psicologia na educação pública e melhores condições trabalhistas para profissionais garantidas por lei, como o piso salarial e teto de carga horária.
A potência microrrevolucionária de uma psicóloga já é fato conhecido no imaginário social brasileiro. Resta saber tudo que podemos, juntes.
Parabéns a cada participante da Psicologia brasileira!
#DescreviParaVocê: miniatura de vídeo legendado e com janela de Libras, no qual psicólogas(os/es) abordam o papel da Psicologia na retomada democrática brasileira.